Foto ilustrativa

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou a realização de buscas na Câmara de Ourém e na Junta de Freguesia de Fátima, no distrito de Santarém, no âmbito de um inquérito da área económico-financeira.

A mesma fonte esclareceu que “as buscas estão a ser efectuadas por inspectores do DIC [Departamento de Investigação Criminal] de Leiria” da Polícia Judiciária.

O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, adiantou que as buscas visaram, também, a sua residência.

“Da minha casa não foi levada qualquer documentação. Na junta, entregámos todos os documentos que a PJ solicitou e prestámos todo o apoio. E estamos disponíveis para esclarecer às autoridades qualquer dúvida”, declarou Humberto Silva.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, declarou que “os serviços prestaram todos os esclarecimentos que foram solicitados”, referindo que se trata de “uma investigação relacionada com a exploração de pedreiras”.

“No meu caso pessoal, não me foi solicitado qualquer esclarecimento”, afirmou Luís Albuquerque.

Entretanto, em comunicado, o Município de Ourém informa que a PJ “esteve no edifício-sede da câmara e da Assembleia Municipal, esta quinta-feira”, no “decorrer de algumas investigações em curso”.

“Mais se informa que o município facultou toda a documentação exigida, dispondo-se desde a primeira hora a prestar toda a colaboração necessária e manifestando prontidão total para continuar a colaborar com a Justiça em prol do dever de transparência e do respeito pela verdade”, acrescenta o comunicado.

À Lusa, fonte da Assembleia Municipal de Ourém confirmou buscas também a este órgão autárquico, tendo sido entregue à PJ fotocópias de expediente e de atas de sessões.

“A documentação pedida prende-se com a legalização de pedreiras em Fátima”, disse esta fonte.

Leia também...

Salvaterra de Magos dinamiza Campanha de Recolha de Brinquedos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a dinamizar, pelo segundo ano, uma Campanha de Recolha de Brinquedos. “Ofereça um brinquedo, ganhe um…

Médio Tejo vai elaborar estratégia para valorização da bacia hidrográfica do Tejo

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vai avançar com a elaboração de uma estratégia integrada de valorização e de desenvolvimento sustentável da bacia…

IP investe 50 milhões para eliminar sete passagens de nível entre Cartaxo e Santarém

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir mais de 50 milhões de euros na supressão de sete passagens de nível na Linha do Norte,…

Governo vai sortear 27 casas de arrendamento acessível em dez concelhos

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai atribuir, por sorteio, 27 casas para habitação permanente, em várias regiões do país, no…