A região de Santarém volta a ser atingido por poeiras em suspensão entre o final do dia de hoje e sábado, mas numa quantidade “muito inferior” à da semana passada, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informa hoje a página oficial do IPMA na internet, a concentração de poeiras prevista “pode ser caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica”.

O IPMA refere que o fenómeno será mais notório entre o final do dia de hoje e o início de sábado, mas a chuva irá “ajudar a reduzir a concentração de poeiras junto à superfície”, tornando-a “pouco visível em diversas zonas do país”.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação “é promovida pela circulação em altitude”, em que há “um fluxo do norte de África originado por uma depressão localizada a sudoeste do território do continente”.

No sábado, as poeiras dissipar-se-ão, uma vez que “a depressão irá deslocar-se progressivamente para leste, levando à alteração do padrão de circulação”.

Leia também...

Secretária de Estado e CIM Médio Tejo reuniram-se para debater habitação a custos acessíveis

A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Costa, a convite dos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) deslocou-se a Tomar,…

Homem de 60 anos detido por furto de 150 litros de gasóleo de camiões

A GNR deteve um homem de 60 anos, no passado dia 18 de Agosto, por furto de 150 litros de gasóleo, em Torres Novas.…

Percurso de 15 dias pelo rio uniu comunidades ribeirinhas numa “partilha cultural e identitária”

Após dois anos de interregno, voltou a cumprir-se, em 2022, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, que avançou para a sua oitava edição,…

Chuva provoca 64 ocorrências no Médio Tejo e dois desalojados em Abrantes

O Comando Sub-Regional do Médio Tejo registou entre as 00h00 e as 11h00 de hoje 64 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia, com a…