A região de Santarém volta a ser atingido por poeiras em suspensão entre o final do dia de hoje e sábado, mas numa quantidade “muito inferior” à da semana passada, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informa hoje a página oficial do IPMA na internet, a concentração de poeiras prevista “pode ser caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica”.

O IPMA refere que o fenómeno será mais notório entre o final do dia de hoje e o início de sábado, mas a chuva irá “ajudar a reduzir a concentração de poeiras junto à superfície”, tornando-a “pouco visível em diversas zonas do país”.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação “é promovida pela circulação em altitude”, em que há “um fluxo do norte de África originado por uma depressão localizada a sudoeste do território do continente”.

No sábado, as poeiras dissipar-se-ão, uma vez que “a depressão irá deslocar-se progressivamente para leste, levando à alteração do padrão de circulação”.

Leia também...

Apenas Diatchenko sobrevive a dia de surpresas no Santarém Ladies Open

A primeira cabeça-de-série, Vitalia Diatchenko, 119.ª do ranking mundial, foi uma das únicas favoritas a garantir a continuidade nesta 6.ª edição do Santarém Ladies…

Pão de Rio Maior: uma tradição portuguesa e o primeiro pão certificado de Portugal

O pão está na base da cultura gastronómica portuguesa e quer seja ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche ou ao jantar, é um alimento…

Tancos: Tribunal de Santarém anuncia nova decisão do processo no dia 04 de outubro

O Tribunal de Santarém anuncia a 04 de Outubro a nova decisão sobre o processo de Tancos, após a Relação de Évora ter anulado…

Pedrógão Triatlo comemora 3º aniversário

Comemorou-se, no sábado, dia 25 de Novembro o terceiro aniversário do Pedrogão Triatlo, em convívio que decorreu na Casa do Vale. Ainda antes do…