Nuvens de poeira vinda do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA afirma que o rumo das poeiras se deve a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível.

Imagens do satélite Terra da NASA Earth hoje pelas 11h35

Refere que “as poeiras estão normalmente acima da superfície” mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.

A concentração maior verifica-se agora nas regiões norte e centro do Continente, mas há poeiras a passar também sobre França e Argélia.

Leia também...

Testes passam a ser obrigatórios para eventos desportivos, culturais e familiares

O Governo anunciou hoje que vai passar a ser obrigatório fazer testes de diagnóstico à covid-19 para se ter acesso a eventos desportivos, culturais…

Assembleia de Investigadores sobre a “Implementação do Sistema Nacional de Saúde em Santarém”

A Assembleia de Investigadores n.º 115, a realizar no Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) no próximo dia 27 de Setembro pelas 18h30 conta com…

GNR recupera 25 mil litros de óleo furtado

O Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém recuperou ontem, dia 2 de Junho, um semi-reboque furtado no concelho de Ferreira do Zêzere, que…

Cartaxo elege Rei e Rainha das Vindimas

Eleição evoca as raízes vitivinícolas do Concelho do Cartaxo e envolve os mais jovens na preservação da identidade das suas terras. São doze os…