O Politécnico de Leiria inaugurou hoje, dia 7 de Junho, a exposição “Brinquedos óticos. Entre ciência, arte e educação”, uma mostra que vai estar patente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria.
A exposição pode ser vista até ao dia 15 de setembro.
“Os brinquedos óticos formam um grupo de dispositivos com valor lúdico, educativo e de entretenimento, combinado com caráter científico, ligado à neurociência e psicologia da perceção. Muitos deles são também conhecidos como ‘brinquedos filosóficos’, designação também ela com origem no século XIX’”, refere a curadora, Filipa Rodrigues, do Centro de Estudos em Educação e Inovação do Politécnico de Leiria e do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, na descrição da exposição.
Na mostra, estão “patentes exemplares originais analógicos criados na Unidade Curricular de Complementos de Expressões Artísticas, cuja manipulação é acompanhada por uma história, poema, adágios ou até versos de uma canção, bem como uma lanterna mágica datada de 1920”.