A sessão solene de abertura do ano lectivo do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) ocorreu na tarde desta sexta-feira, 3 de Novembro, no Auditório da Escola Superior de Saúde.
Na cerimónia, João Moutão, presidente do IPSantarém, assinalou o crescimento que a instituição de ensino registou neste ano lectivo, estando matriculados, nos diversos cursos, 1987 estudantes de primeiro ano.
Trata-se, nas palavras do responsável, de um “número assinalável” e testemunho da “dedicação do instituto” na promoção de ambientes de aprendizagem mais atractivos.
Nesse sentido, João Moutão registou, ainda, que, cada vez mais, os cursos oferecidos pelo IPSantarém são primeira opção para os estudantes que querem prosseguir os seus estudos.
Nesta Sessão Solene, o presidente anunciou ainda que o IPSantarém vai, este ano, em consórcio com os politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu, ministrar o seu primeiro curso de doutoramento na área da Sustentabilidade Agroalimental e Ambiental.
“Este é um marco históroco da instituição. E esta não será, seguramente, a única área na qual iremos ter doutorandos. Existem outros campos de saber para os quais temos essa capacidade”, vincou João Moutão.
A cerimónia contou com a presença da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que foi homenageada no encerramento da sessão.
A sessão contou ainda com as intervenções do representante dos estudantes, André Pinto, do presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e do presidente do Conselho Geral do Politécnico de Santarém, Hermínio Martinho.
Durante a cerimónia foram entregues os “Prémios CGD aos estudantes com melhor média de curso”, bem como o “Prémio de Melhor Estudante Internacional de Mestrado”, “Prémios aos vencedores da fase regional do Poliempreende”, ”Bolsas de mérito aos estudantes de CTeSP” e “Certificados da Formação em Inovação Pedagógica”.