Os deputados Patrícia Fonseca e Álvaro Castello-Branco, do CDS-PP, querem saber se o Ministro do Ambiente e da Transição Energética tem conhecimento de mais um foco poluente, ocorrido nos últimos dias, na Ribeira da Boa Água, em Torres Novas e se já identificada a fonte de poluição.

Na pergunta enviada à tutela, os deputados do CDS-PP questionam também com que frequência tem sido feita a recolha de amostras para análise da água na zona em causa e com que resultados, com que periodicidade têm sido feitas inspecções às empresas desta zona e com que resultados, e sendo conhecidas várias descargas neste afluente do Rio Almonda, quantos autos foram levantados e quantos tiveram seguimento.

Finalmente, os deputados do CDS-PP querem saber que medidas foram já tomadas pelo Ministro no sentido de dar cumprimento à Resolução da AR n.º 209/2017, de 11 de agosto.

No dia 5 de Julho de 2018, os deputados enviaram ao então Senhor Ministro do Ambiente a Pergunta 2920/XIII/3.ª sobre “Resolução da AR n.º 209/2017, de 11 de Agosto”, sem que, até hoje, 14 de Janeiro de 2019, houvesse resposta.

De acordo com a Resolução da AR n.º 209/2017, de 11 de agosto, «a Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, em ordem a materializar a missão de despoluir o Rio Almonda e todos os seus afluentes, designadamente a Ribeira da Boa Água, recomendar ao Governo que, de forma concertada com as entidades competentes e os agentes locais:

  1.  Proceda ao mapeamento das situações problemáticas, identificando e divulgando todas as fontes poluidoras da rede hidrográfica do Rio Almonda e seus afluentes, bem como ao levantamento de toda a informação necessária, incluindo a respeitante às condições de licenciamento e de laboração de todas as empresas, indústrias, explorações agropecuárias, instituições públicas e privadas, cuja laboração implique a descarga de efluentes para as linhas de água do Rio Almonda e seus afluentes.
  2.  Tome as medidas necessárias para que as autoridades de saúde pública avaliem os impactos da poluição no Rio Almonda e seus afluentes na saúde das populações do Carreiro da Areia, Meia Via e Nicho de Riachos.
  3.  Elabore e implemente um plano de atuação, identificando, programando e calendarizando as medidas necessárias com vista à salvaguarda da qualidade de vida das populações afetadas e à despoluição efetiva e total da rede hidrográfica do Rio Almonda, adotando as medidas urgentes necessárias e prevenindo a ocorrência de novas descargas poluentes.
  4.  Pondere, com recurso aos desenvolvimentos tecnológicos, a instalação de mecanismos que possibilitem uma permanente monitorização e intensifique as ações de fiscalização e vigilância junto das empresas identificadas como infratoras pelas entidades fiscalizadoras.
  5.  Zele pelo cumprimento da lei, assegure a aplicação efetiva das medidas sancionatórias e disciplinadoras aos agentes poluidores e promova as ações necessárias para efetivar as responsabilidades criminais ou contraordenacionais das entidades responsáveis pela prática de infrações legais em matéria ambiental na rede hidrográfica do Rio Almonda».

A referida Resolução teve origem na aprovação, por unanimidade, em plenário de 19 de Julho de 2017, de vários Projectos de Resolução apresentados por todos os partidos com assento parlamentar, incluindo o Projecto de Resolução 995/XIII, do CDS-PP, que recomendava ao Governo que tomasse as medidas urgentes necessárias à despoluição efectiva e total da Ribeira da Boa Água.

Esta semana, o CDS-PP teve conhecimento de que a situação de poluição da Ribeira da Boa Água, um afluente do Rio Almonda, no concelho de Torres Novas, não só se mantém como se tem vindo a agravar.

Leia também...

Corte no abastecimento de água em Samora Correia

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo vai proceder à suspensão temporária do abastecimento de água no dia 23 de Janeiro, entre as 14h00 e…

Aguas do Ribatejo investe na reabilitação e ampliação da rede de saneamento em Vale de Cavalos

A empresa Águas do Ribatejo (AR) vai investir cerca de 100 mil euros na ampliação de 700 metros de rede de saneamento para eliminar…

Ourém entre os municípios que aumentou taxa de reciclagem em 2020

Ourém, no distrito de Santarém e Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós do distrito de Leiria, enviaram em 2020 um total…

Museu Nacional Ferroviário acolhe Fórum Internacional de Mobilidade

O Museu Nacional Ferroviário acolhe no próximo dia 17 de maio, o FIMS – Fórum Internacional de Mobilidade Sustentável, no Entroncamento. O evento é…