O projecto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT) promoveu uma acção de reabilitação na Ribeira do Canal, afluente do rio Centeio, no sábado, 9 de Março, na Freguesia da Abrã, concelho de Santarém.

A população do Canal aderiu em massa juntando-se à Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade da autarquia escalabitana, a Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém e a Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Abrã.

Na reabilitação foram usadas técnicas de engenharia natural que usam como elementos construtivos materiais vivos, nomeadamente, estacaria de salgueiro, faxinas, bio-rolo com plantas aquáticas e manta orgânica com sementes, permitindo acelerar o restauro ecológico e solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica das margens.

Os participantes plantaram nas margens da linha de água amieiros, salgueiros, alfarrobeiras, catapereiros, alecrins, castanheiros, loureiros e nogueiras para protecção do solo e controlo de erosão.

O RTT tem como objetivo primordial sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspetiva de troço a troço, restabelecendo a conetividade dos cursos de água. Sendo este um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o Município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na proteção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.

Leia também...

Santarém recebe primeiro encontro do FEAC

Cerca de 80 mil pessoas receberam cabazes de alimentos através do Programa…

Homem foi morto em Marinhais e agressor detido

Um homem foi morto com arma branca em Marinhais e o agressor…

Homem vandaliza presépio no interior de igreja no Entroncamento após lhe ser negada uma esmola

O presépio instalado junto ao altar da Igreja da Sagrada Família do…

Bombeiros do Cartaxo abrem vagas para 5 novos elementos

A Câmara Municipal do Cartaxo abriu um concurso para 5 vagas para…