A Câmara de Ferreira do Zêzere, vai iniciar “medidas de luta contra a praga do escaravelho da palmeira” através de um tratamento preventivo com recurso a inseticida, anunciou a autarquia.

O escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) foi detetado em Ferreira do Zêzere e é considerado uma praga que coloca em risco as palmeiras, em particular a espécie Phoenix canariensis (palmeira das Canárias), pelo que a autarquia anunciou esta ação preventiva, que vai decorrer durante seis meses com a aplicação, na primeira quarta-feira de cada mês, de um produto fitofarmacêutico em todas as palmeiras pertencentes ao município.

“Solicita-se à população residente nas áreas envolventes especial precaução, nomeadamente à manutenção das janelas e portas das habitações fechadas durante o período de tratamento e com os animais de estimação nos dias seguintes à aplicação do produto fitofarmacêutico”, indica a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Os sintomas mais frequentes do ataque deste inseto são “folhas desprendidas da coroa, orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos, e coroa desguarnecida no topo ou um aspeto achatado”.

Leia também...

Segurança Social e IPSS não podem substituir as famílias

O director da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, alertou para a necessidade de consciencializar a sociedade para o tratamento digno dos idosos, referindo…

Novas medidas de contenção da pandemia estão em vigor desde este domingo

As novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 entraram em vigor às 00h00 de hoje, impondo regras para quem pretende entrar ou sair…

Mostra do Turismo do Ribatejo encerra com 7699 visitas registadas

Online de 1 a 31 de Julho, a 3.ª edição da Mostra do Turismo do Ribatejo encerrou no domingo, totalizando 7699 visitas. A feira…

Enfermeiros em greve no Hospital de Santarém saúdam “boas notícias” sobre contratações

Helena Jorge, porta-voz do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) no distrito de Santarém, disse à Lusa que a adesão no que é já o…