A Câmara de Ferreira do Zêzere, vai iniciar “medidas de luta contra a praga do escaravelho da palmeira” através de um tratamento preventivo com recurso a inseticida, anunciou a autarquia.

O escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) foi detetado em Ferreira do Zêzere e é considerado uma praga que coloca em risco as palmeiras, em particular a espécie Phoenix canariensis (palmeira das Canárias), pelo que a autarquia anunciou esta ação preventiva, que vai decorrer durante seis meses com a aplicação, na primeira quarta-feira de cada mês, de um produto fitofarmacêutico em todas as palmeiras pertencentes ao município.

“Solicita-se à população residente nas áreas envolventes especial precaução, nomeadamente à manutenção das janelas e portas das habitações fechadas durante o período de tratamento e com os animais de estimação nos dias seguintes à aplicação do produto fitofarmacêutico”, indica a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Os sintomas mais frequentes do ataque deste inseto são “folhas desprendidas da coroa, orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos, e coroa desguarnecida no topo ou um aspeto achatado”.

Leia também...

Rio Maior recebeu Taça de Portugal de Paraquedismo

Rio Maior voltou a ser o palco escolhido para a realização de…

Museu ferroviário convida a entrar no Comboio Real

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, celebra o aniversário do Caminho-de-Ferro…

Feira dos Frutos Secos regressa a Torres Novas

Após dois anos de interregno devido à pandemia, a Feira Nacional dos…

12 milhões de investimento para garantir condições de habitação em Tomar

A secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, juntamente com a presidente…