A Câmara de Ferreira do Zêzere, vai iniciar “medidas de luta contra a praga do escaravelho da palmeira” através de um tratamento preventivo com recurso a inseticida, anunciou a autarquia.

O escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) foi detetado em Ferreira do Zêzere e é considerado uma praga que coloca em risco as palmeiras, em particular a espécie Phoenix canariensis (palmeira das Canárias), pelo que a autarquia anunciou esta ação preventiva, que vai decorrer durante seis meses com a aplicação, na primeira quarta-feira de cada mês, de um produto fitofarmacêutico em todas as palmeiras pertencentes ao município.

“Solicita-se à população residente nas áreas envolventes especial precaução, nomeadamente à manutenção das janelas e portas das habitações fechadas durante o período de tratamento e com os animais de estimação nos dias seguintes à aplicação do produto fitofarmacêutico”, indica a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Os sintomas mais frequentes do ataque deste inseto são “folhas desprendidas da coroa, orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos, e coroa desguarnecida no topo ou um aspeto achatado”.

Leia também...

Estúdio de Hollywood procura figurantes para gravação de filme em Tomar

Remuneração de 80 euros por dia.

Festas do Porto Alto com nove largadas de touros

As festas do Porto Alto, no concelho de Benavente, arrancam hoje, às 19:00, com uma largada de touros, uma das nove agendadas ao longo…

Marinhais recebeu espetáculo de música e teatro

O Largo da República, em Marinhais, recebeu no passado sábado, dia 15 de Julho, um espetáculo de música e teatro com o projecto “Sopas…

Observação astronómica noturna no Museu Diocesano

O Museu Diocesano de Santarém realiza, no próximo dia 06 de Agosto, a terceira edição da iniciativa “Contemplar o Céu – Observação astronómica noturna”,…