O projecto ‘Tejo Academia’, criado em parceria pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, é uma iniciativa que pretende dotar com mais ferramentas os prescritores de vinho do canal HoReCa, ou seja, restaurantes, bares, wine bars e demais espaços enogastronómicos, inseridos na região vitivinícola do Tejo.
Esta é uma iniciativa virada para a formação que terá uma periodicidade bienal, sendo que intercala com o já conhecido ‘Tejo Gourmet’, um concurso de iguarias e vinhos que chama ao palco restaurantes de todo o país. No ‘Tejo Academia’ o foco são os players da região dando a provar e servir Vinhos do Tejo.
Os participantes no ‘Tejo Academia’ vão ficar com mais conhecimentos da região dos Vinhos do Tejo, vão conhecer melhor os vinhos que ali se produzem, falar sobre serviço de vinhos, como elaborar uma boa carta de vinhos e ainda, numa vertente mais gastronómica, receber dicas de confecção, empratamento e harmonizações possíveis. Estes, entre outros temas, vão ser “leccionados” por dois técnicos especializados, respectivamente, em vinho e em gastronomia. Falamos de Mário Louro e de Pedro Sommer.
O ‘Tejo Academia’ é gratuito e aberto a restaurantes e similares. As sessões são à segunda-feira, da parte da tarde. A primeira é já no dia 3 de Fevereiro, em Santarém (no restaurante ‘Oh! Vargas’) e a segunda no dia 17 de Fevereiro, em Tomar (no Hotel dos Templários). Abrirá uma terceira data, a definir mais à frente. No final de cada sessão, há uma prova de Vinhos do Tejo. Estas acções de formação incluem também provas de “aferição”, uma teórica e outra prática.
Para além de formar, o ‘Tejo Academia’ também dá prémios. Os vencedores serão aqueles que mais tenham apre(e)ndido e posto em práticas nos seus locais de trabalho. Feitas as contas, os mais bem pontuados vão ter direito a prémios e distinções, que serão divulgados e entregues na Gala Vinhos do Tejo 2020, que se realiza no dia 16 de Maio. Todos os participantes recebem Diploma de Participação no ‘Tejo Academia’.