Cerca de 120 mil pessoas visitaram, este ano, os Presépios de Sal, um evento organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior no âmbito das comemorações de Natal do Município. Foram mais de 44 dias de uma iniciativa que transformou a aldeia das Marinhas do Sal num dos grandes centros de atração da quadra natalícia a nível nacional.

“Os Presépios de Sal 2024 foram um sucesso. Esta aposta da Câmara Municipal atraiu visitantes de norte a sul do País, que se deslocaram até às Salinas de Rio Maior – as únicas salinas interiores em pleno funcionamento na Europa – para apreciar 41 Presépios de Sal, peças únicas, dos mais variados tamanhos, feitas por artesãos e comerciantes locais. Deixo o meu agradecimento à cooperativa dos produtores de sal e aos comerciantes das Marinhas do Sal, que trabalharam com grande afinco nesta iniciativa. A Câmara já está a preparar a edição de 2025 que será, seguramente, inesquecível”, afirma o Presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias.

Os Presépios de Sal estiveram em exposição, entre 23 de novembro e 5 de janeiro, nas várias lojas das Marinhas do Sal e em alguns pontos em seu redor, com destaque para os grandes presépios, construídos com várias toneladas de sal: um da Câmara Municipal de Rio Maior, um da Cooperativa dos Produtores de Sal e outro da Loja do Sal.

Os visitantes puderam ainda usufruir do tradicional comércio local, nas típicas casas de madeira da aldeia, com artesanato e o sal de Rio Maior, bem como com a doçaria e gastronomia local. Não faltou também animação musical, com a Bandinha do Natal; workshops para as crianças aprenderem a trabalhar com o sal; e o Labirinto do Vale Encantado, onde pequenos e graúdos puderam circular neste espaço alusivo a uma aldeia de gnomos.

Além das figuras de sal, as comemorações de Natal no Município contaram ainda com uma pista de gelo, insufláveis, uma rampa de boias, carrosséis e um mercadinho de Natal, entre outras atividades, no centro de Rio Maior. A iniciativa da Câmara Municipal “Circulando o Natal” voltou a ser um dos pontos-altos, com a peça de teatro infantil Natal às Avessas a ser representada em todas as freguesias do Concelho.

Leia também...

Alcanede devolve Igreja Matriz à população depois da conclusão dos trabalhos de restauro

A inauguração das obras da Igreja Matriz de Alcanede teve lugar este domingo, 4 de Fevereiro, pelas 11h30, numa cerimónia que encheu completamente o…

Paulo Baptista: “A minha fonte de inspiração é a “Mãe Natureza””

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que idealiza e executa o trabalho,…

Santarém reforça descentralização com novos Espaços Cidadão

A freguesia da Póvoa da Isenta, no concelho de Santarém, celebrou quinta-feira, dia 19, a inauguração do seu novo Espaço Cidadão, numa cerimónia que…

Movimento proTejo critica Governo por “ressuscitar” barragem do Alvito

Ecologistas defendem a construção de uma Estação de Captação de Água directamente do rio Tejo na zona da Lezíria do Tejo para uso agrícola…