Presidentes – Bruno Gomes, Manuel Jorge Valamatos, Luis Albuquerque

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) reuniu-se esta manhã, 12 de Novembro, na sua sede em Tomar, para proceder à instalação da Presidência e Vice-Presidências, nos termos da alínea a) do artigo 90.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro.

Durante a reunião foi apresentada uma lista única, aprovada por unanimidade pelos 11 autarcas que compõem o Conselho Intermunicipal.

Deste modo, mantém-se na presidência da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, reeleito para o quadriénio 2025-2029, sendo igualmente reeleitos como vice-presidentes: Luís Miguel Albuquerque (presidente da Câmara Municipal de Ourém) e Bruno Gomes (presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Em resultado da limitação de mandatos, bem como fruto das recentes eleições autárquicas ocorridas no passado dia 12 de Outubro, o novo Conselho Intermunicipal integra agora seis novos autarcas: Nelson Cunha (presidente da Câmara Municipal do Entroncamento); José Fernando Martins (presidente da Câmara Municipal de Mação); Pedro Rosa (presidente da Câmara Municipal do Sardoal); Tiago Carrão (presidente da Câmara Municipal de Tomar); José Trincão Marques (presidente da Câmara Municipal de Torres Novas); Manuel Mourato, (presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha).

Autarcas Médio Tejo

Na sua intervenção, Manuel Jorge Valamatos agradeceu a confiança renovada pelos autarcas do Médio Tejo, reafirmando a continuidade do trabalho de consolidação que a CIM Médio Tejo tem vindo a fazer.

“A CIM é uma estrutura inovadora e parceira das Câmaras Municipais. Uma referência de governação intermunicipal, muito determinada, que se quer continuar a afirmar sempre, mantendo os valores que promovem a coesão territorial”, salientou.

O presidente da CIM Médio Tejo acrescentou ainda que “a CIM é um órgão decisivo e muito importante na captação de fundos comunitários para a região no âmbito da programação 2030″.

“É nesta casa que este trabalho é consolidado e se desenvolve a favor de toda uma região para se alcançar um futuro promissor”, afirmou.

Durante a reunião foi igualmente eleito o Secretariado Executivo Intermunicipal, que é composto por Miguel Pombeiro, primeiro secretário executivo e Jorge Simões, secretário intermunicipal.

Secretários CIMT – Jorge Simões e Miguel Pombeiro

Nos próximos 30 dias, após o ato de instalação dos órgãos do Conselho Intermunicipal, será realizada a instalação da Assembleia Intermunicipal.

Leia também...

Santarém ativa evacuação obrigatória de moradores das zonas ribeirinhas

A Câmara Municipal de Santarém e a Proteção Civil alertam para uma situação de cheias nas próximas horas, devido ao aumento dos caudais do…

UTIS de Santarém conquista 4º lugar no Concurso “O Saber não Tem Idade”

Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se, ontem, quinta-feira, dia 18, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém,…

“Da Monarquia à República: o tempo de Anselmo Braamcamp Freire” na Casa do Brasil

O historiador José Miguel Sardica apresenta, sábado, às 16:00, na Casa do Brasil, em Santarém, a palestra “Da Monarquia à República: o tempo de…

Sustentabilidade e produção vitivinícola vão estar debate no Cartaxo

No ano em que o Cartaxo é Cidade do Vinho 2024, distinção que partilha com Santarém, Almeirim e Alpiarça, o concelho vai receber um…