O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, está infectado pela covid-19, mantendo-se a cumprir isolamento profiláctico na sua residência, onde continua a trabalhar.

“Terá sido um contacto na câmara e, apesar de usarmos máscara, fiquei infectado. Neste momento tenho um pouco de febre e tosse, mas continuo a trabalhar”, disse Jorge Faria em declarações à Agência Lusa.

De acordo com o autarca, há uma vereadora infectada e outras duas pessoas estão a cumprir isolamento profiláctico.

PUBLICIDADE

“Os serviços da câmara estão a funcionar de acordo com as regras definidas. Teletrabalho e atendimento com marcação”, disse.

No que diz respeito ao concelho do Entroncamento, Jorge Faria adiantou que existem muitos casos, mas dispersos, sendo o caso mais preocupante o do Agrupamento de Escolas.

“No Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento temos oito turmas em confinamento, mas com maior incidência na escola secundária, com cinco turmas em confinamento”, precisou.

Jorge Faria disse também que, até ao momento, não foi registado nenhum caso positivo em lares de idosos do concelho.

“Queria aproveitar para lançar um apelo às pessoas para que fiquem em casa porque a situação está muito má. Temos todos de ficar em casa. Os hospitais estão quase em situação de ruptura”, salientou.

Portugal continental entrou às 00h00 de sexta-feira num novo confinamento geral devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial.

No âmbito da modificação do estado de emergência no país, o Governo determinou um conjunto de medidas extraordinárias que vão vigorar até às 23h59 de 30 de Janeiro.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de actividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de actividade física e desportiva ao ar livre, ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

Hoje entraram em vigor as novas medidas relacionadas com o confinamento geral para reforçar as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…