O distrito de Santarém vai estar a partir das 12h00 de hoje sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas e possibilidade de rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além de Santarém, também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria vão estar sob aviso laranja entre as 12h00 e as 21h00 de hoje.

O IPMA colocou também estes 12 distritos sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA, até quarta-feira, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Por isso, está previsto para os próximos dias uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes.

Leia também...

Novo ano pastoral é “desafiador” para a Igreja Católica portuguesa

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou hoje “desafiador” o ano pastoral que está a iniciar-se, marcado pela Jornada da Juventude, nova fase…

Freguesia de Ferreira do Zêzere abre candidaturas para primeiro Orçamento Participativo 

A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere está a implementar pela primeira vez o Orçamento Participativo, já com candidaturas abertas, para “envolver os…

Assembleia Municipal de Tomar anuncia acordo para viabilizar desagregação de freguesias

O presidente da Assembleia Municipal de Tomar anunciou que PS e PSD fizeram um acordo de incidência parlamentar para a aprovação da desagregação da…

O espírito académico e boémio de João Moreira

Convidado o Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra” do Centro Cultural Regional de Santarém no ano de 1987 para actuar, após momento de folclore,…