A primeira edição das Jornadas Internacionais Técnicas e Científicas de Jogos Tradicionais decorreram no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, entre 20 e 21 de Outubro.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais e o Instituto Politécnico de Santarém e contou com mais de 50 participantes. As jornadas têm uma componente de microcredenciação para os participantes.

Na sessão debateu-se a importância dos Jogos Tradicionais a importância do desenvolvimento sociocultural e o contributo para o desenvolvimento de competências físicas e cognitivas. Ludgero Mendes, representante da FPJT, explica que os Jogos Tradicionais têm uma componente de interação social e estimula a proximidade e o contacto social entre os praticantes, considerando que podem ser uma ferramenta essencial no desenvolvimento das capacidades de socialização entre os jovens, sendo praticados nas escolas sob a forma de Actividades Extra Curriculares (AECs). “A brincadeira é algo inato aos seres humanos e a muitas outras espécies”, vinca.

O representante da FPJT considera ainda que os Jogos Tradicionais são uma ferramenta para conhecer os hábitos e tradições de cada região. “Os jogos tradicionais nasceram da adaptação de tarefas de trabalho”, explica Ludgero Mendes, acrescentando que as variações regionais dão a perceber as especificidades e os valores de cada região pela forma como os praticam.

Os jogos tradicionais têm caído cada vez mais no esquecimento, e Ludgero Mendes atribui as culpas à globalização, que tende a esbater a regionalização, garantindo que a missão da FPTJ, assim como do mundo associativo, é preservar as tradições.

Leia também...

Despiste de mota provoca ferido na estrada das Caneiras, em Santarém

Um acidente de mota ocorreu ao final da tarde de hoje, na estrada das Caneiras, junto ao Aeródromo de Santarém, resultando num ferido. O…

Dois detidos por crimes de roubo em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP deteve, na passada segunda-feira, dia 15 de Setembro, dois indivíduos, um do sexo feminino e outro do…

Desafios da Economia Circular e da Indústria 4.0 debatem-se em Ourém

A Economia Circular e a Indústria 4.0 já não são conceitos futuristas, são hoje uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais…

Santarém prepara regeneração da frente ribeirinha para reintegrar o Tejo na cidade

A Câmara de Santarém está a elaborar um projeto para a regeneração da frente ribeirinha, com o objetivo de “devolver o rio Tejo à…