Foto: TIAGO PETINGA / LUSA

 O primeiro-ministro e a grande maioria dos ministros viajam hoje de comboio para o Conselho de Ministros extraordinário que se realizará no Entroncamento, dedicado às áreas da mobilidade e transição energética.

O ponto de encontro foi a Estação Ferroviária de Santa Apolónia, pelas 13:00, com o comboio a sair à hora prevista, que era 15 minutos depois.

Sem declarações aos jornalistas, Luís Montenegro sentou-se num espaço de quatro lugares com os ministros que deverão ser os protagonistas da reunião de hoje: o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e a ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, bem como o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, com várias pastas espalhadas entre os quatro.

Só não participarão na reunião ministerial de hoje o ministro da Defesa, que se encontra na Roménia, o ministro das Finanças, em reuniões, representados por secretários de Estado. Já o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, irá juntar-se aos restantes membros do Governo no Entroncamento.

Já depois de estar sentado no Intercidades que tem a Guarda como destino final, o primeiro-ministro, acompanhado de vários ministros, voltou a sair do comboio para ir cumprimentar o maquinista na locomotiva.

Os membros do XXIV Governo Constitucional viajam na primeira carruagem do comboio, exclusivamente reservada à comitiva e à comunicação social.

A chegada à Estação Ferroviária do Entroncamento está prevista para as 14:22 e o início da reunião do Conselho de Ministros está marcado para as 15:00, na Câmara Municipal do Entroncamento, antecedida de uma fotografia do XXIV Governo Constitucional.

O curto percurso entre a estação e a Câmara será feito em autocarros elétricos.

No final do Conselho de Ministros, farão o habitual ‘briefing’ o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro das Infraestruturas e a ministra do Ambiente.

No debate quinzenal de quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou que seriam hoje aprovadas medidas na área da mobilidade e transição energética, destacando o passe ferroviário nacional com um custo mensal de 20 euros mensais, já anunciado em agosto.

De acordo com um documento da CP, a que a Lusa teve acesso, o Passe Ferroviário Verde vai ser válido no serviço Intercidades, em segunda classe, sendo obrigatória a “reserva de lugar antecipada”, mas com um limite de antecedência máxima de 24 horas. Será ainda permitido reservar lugar, sem custos, no máximo para duas viagens distintas por dia.

A reserva, segundo o mesmo documento, “terá de ser feita nas bilheteiras da CP e nas novas Máquinas de Venda Automática instaladas nas estações da área Metropolitana de Lisboa”.

Posteriormente – num prazo que o documento indica que será em breve – a reserva de viagem para o Intercidades ficará disponível na bilheteira online e na App da CP.

De fora do alcance deste passe ferroviário ficam os serviços Alfa Pendular e Internacional Celta, e a primeira classe dos serviços Intercidades e InterRegional.

Relativamente aos comboios urbanos, o documento a que a Lusa teve acesso, indica que o Passe Ferroviário Verde pode ser usado em todos os urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e do Porto a utilização está limitada às viagens fora das respetivas áreas metropolitanas.

Leia também...

MP pede absolvição de Azeredo Lopes e 10 anos de prisão para João Paulino no caso Tancos

O Ministério Público considerou hoje não ter ficado provado em Tribunal que o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes praticou os crimes de que vinha…

Urgências dos hospitais do CHMT passam a disponibilizar vagas de atendimento nos centros de saúde

Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram a ter disponíveis, diariamente, entre uma…

Mação promove inclusão social e capacitação comunitária com programa CLDS 5G

O programa CLDS 5G “Unir e Proteger Mação”, com duração de quatro anos e apoio global de 570 mil euros, já envolveu cerca de metade…

Exposição Colectiva “Desenhos dos Desenhos” inaugurada no Entroncamento

A Exposição Coletiva dos Alunos do 11º Ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento “Desenhos dos Desenhos”…