Foto: Município de Santarém

A Escola Superior de Educação, do Politécnico de Santarém, recebeu entre os dias 29 de Janeiro e 4 de Fevereiro, treze professoras que participaram no curso “Ensinar tolerância, diversidade e cidadania ativa na sala de aula do século XXI”. As docentes estiveram presentes, a 2 de Fevereiro, pelas 15h15, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde adquiriram os diplomas do Curso.

Uma sessão conduzida por Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, e por Ana Torres, Professora Especialista em Educação Multimédia e Comunicação na Escola Superior de Educação de Santarém.

O curso, com a duração de sete dias, tem o objectivo de capacitar os participantes com as competências e conhecimentos necessários para organizarem sessões de formação relevantes para os seus alunos, de modo a que estes se tornem mais abertos e aceitem a diferença como uma mais valia.

O curso de formação é o resultado de dois projetos KA2 de educação escolar intersectorial (Otherness e Me-You-Us), com a Prosveta-Sofia Foundation como coordenadora do projeto, sendo o IPSantarém – Portugal, AENAO – Grécia e SCS Danillo Dolci – Itália, parceiros de projecto, no qual foi desenvolvido um Manual para professores, composto por sessenta e seis (66) atividades de formação distribuídas por três (3) módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania Ativa.

Cada actividade é acompanhada por vários objectos multimédia prontos a usar e destinados a apoiar o trabalho dos professores como mediadores nas formações que se espera que desenvolvam após terem frequentado o curso. Os docentes internacionais foram acompanhados por Ana Torres, Ana Da Silva, Bento Cavadas, Nelson Mestrinho e José Maurício Dias, professores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Leia também...

PRAÇA MAIOR fechou temporada sob o signo do Triunfo!

Após os memoráveis êxitos alcançados na Monumental “Celestino Graça”, que nesta temporada recebeu três notáveis corridas de toiros, a que assistiram 25.000 espectadores, a…

‘Manecas’, Manuel Ferreira, o artesão de Santarém que leva o bunho a Osaka

Aos 70 anos, Manuel Ferreira prepara-se para representar Portugal na Expo de Osaka 2025, este mês, levando consigo várias peças em bunho e uma…

Custódio Castelo – O Mestre que Redefiniu a Guitarra Portuguesa

Custódio Castelo é hoje uma das maiores referências vivas da guitarra portuguesa, reconhecido pelo virtuosismo técnico e pelo talento único na renovação do fado.…

Centro Cultural Gil Vicente acolhe Projeto “Educação pela Arte”

O Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, acolheu no passado dia 27 de junho, a apresentação pública do Projeto “Educação pela Arte”, com trabalhos…