No seguimento do 1º Concurso de Ideias de Negócio do projecto AgriEmpreende, segue-se agora o 1º Programa de Aceleração. A iniciativa, gratuita e com número de vagas limitadas (até 15 empreendedores, entre eles os vencedores do concurso e aqueles que receberam menções honrosas), arranca no dia 06 de Setembro na Startup Santarém e vai ter a duração de cinco semanas. Tem como objectivos apoiar os empreendedores na aceleração do processo de passagem da ideia ao negócio. O projecto tem como entidade líder o AgroCluster e como copromotor o InovCluster.
O programa inclui três áreas distintas: oito workshops de capacitação sobre temas diversificados desde a construção da proposta de valor até ao controlo de gestão; consultoria e acompanhamento personalizado ao processo de desenvolvimento da ideia ao negócio por consultores e mentores com experiência reconhecida; financiamento, na medida em que para os interessados o programa termina com a apresentação de projectos a potenciais financiadores, entre os quais se incluem a banca, business angels e fundos de capital de risco.
O programa, promovido pelo AgroCluster e InovCluster, consiste num programa condensado no tempo que, em apenas cinco semanas, através de ferramentas, workshops, networking, mentoria e consultoria especializada e dedicada, procura apoiar os empreendedores na aceleração do processo de passagem da ideia ao negócio e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida preparação, operacionalização e entrada no mercado.
Decorre nas instalações da Startup Santarém nas seguintes datas: 06, 07, 13, 14, 21, 25 e 26 de Setembro, e 04 de Outubro. As manhãs estão reservadas a um workshop temático, seguido de trabalho acompanhado por consultores e mentores à tarde.
A inscrição e participação é gratuita e deve realizar-se até 06 de Agosto através do e-mail geral@agrocluster.com. O número de vagas é limitado.
Entretanto já se sabem as datas do 2º Concurso de Ideias de Negócio, que vai decorrer de 03 a 28 de Setembro e tem os seguintes temas a concurso: Indústrias e tecnologias de produção; Agricultura; Alimentação. O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 28 de Setembro de 2018 através do portal www.agriempreende.pt.
Os objectivos passam por fomentar o empreendedorismo inovador e criativo junto dos jovens qualificados, utilizar exemplos de boas práticas a nível internacional, explorar as características distintivas das regiões, apoiar novas empresas numa lógica de aceleração do negócio e apostar na geração de spin-offs nos sectores mais competitivos da região.
O Concurso desenvolve-se em 3 fases: 1) Lançamento da “Call” e recepção de candidaturas; 2) Avaliação dos Projectos; 3) Divulgação dos resultados. Os prémios a atribuir pelos vencedores dividem-se por: Pré-incubação física para desenvolvimento do projecto em sistema de co-working por um período de três meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras; Incubação física pós-início de actividade em sistema de co-working reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras; prémios monetários para os três projectos vencedores (5000 euros para o primeiro classificado, 3000 euros para o segundo e mil para o terceiro).
Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo, líder do projecto, realça que “esta iniciativa está a corresponder às expectativas iniciais, que passam por afirmar a vocação empreendedora destas duas regiões e dotá-las das condições técnicas e estruturais essenciais para promover o empreendedorismo inovador e qualificado na fileira agroalimentar”.
O projecto AgriEmpreende é promovido pelo Agrocluster em parceria com o Inovcluster, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.