Os 300 alunos do 4.º ano das escolas do concelho de Abrantes, começaram este ano a ter aulas gratuitas de natação, no âmbito do programa “Abrantes a Nadar”, anunciou o município.

“Muitos alunos têm oportunidade de aprender a nadar porque os pais têm capacidade financeira para o fazer, mas há muitas crianças do nosso concelho que não têm essa oportunidade e este projeto permite que todos tenham à vontade dentro de água”, disse o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, salientando que “o grande objetivo deste programa é não deixar que nenhuma criança morra afogada”.

O programa “Abrantes a Nadar”, que arrancou este ano letivo, consiste em possibilitar a adaptação ao meio aquático e às regras de segurança a todos os alunos do 4.º ano das escolas do concelho de Abrantes, com o município a assegurar as aulas gratuitas nas piscinas cobertas de Abrantes e de Tramagal e o transporte dos alunos para os equipamentos.

Em comunicado, a autarquia refere que o projeto envolve 13 escolas e 18 turmas, num total de 300 participantes.

As aulas têm a duração de 40 minutos e cada turma terá 15 aulas durante o ano letivo.

No programa, é ainda referido na nota, estão envolvidos 10 professores de natação, com dois professores para cada turma, prevendo-se que durante este ano letivo sejam dadas 268 aulas.

“Eu sonhava com este projeto há muito tempo e só agora o conseguimos operacionalizar”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, considerando que “saber nadar é uma ferramenta […] para a vida e este é um projeto que ajuda nesse sentido”.

Segundo o município, todas as turmas aceitaram participar no programa “Abrantes a Nadar”, sendo que do universo de 300 alunos, só 13% (40 alunos) já tinham aulas de natação.

O “Abrantes a Nadar” vai decorrer de outubro de 2024 a maio de 2025, em horário curricular.

Leia também...

Prazo de entrega das declarações de IRS começa hoje

Mais de 250 mil contribuintes já submeteram a declarações de IRS, segundo estatísticas do Portal das Finanças, apesar de se registarem constrangimentos no acesso…

CTT admitem que greve dos carteiros de Santarém teve “algum impacto” na distribuição de correio

A greve parcial dos trabalhadores dos CTT de Santarém, que se iniciou em 08 de Setembro e terminou ontem, teve “algum impacto” na distribuição…

Sabores do Toiro Bravo de 28 de Abril a 01 de Maio em Coruche

A Praça de Toiros de Coruche recebe, de 28 de Abril a 01 de Maio, o evento Sabores do Toiro Bravo, com “típicas tasquinhas…

Interior Norte e Centro continua em perigo máximo de incêndio

Cerca de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…