O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, actividades para crianças e adultos com o comissário do Plano Nacional das Artes (PNA) e os escritores Joana Bértholo e João Tordo.

O PIPA, lançado em Outubro pela Associação Isto não é um Cachimbo, oferece, na programação de Novembro, na sua sede, na antiga escola primária da Azinhaga, aldeia natal do Nobel da Literatura José Saramago, no concelho da Golegã, a palestra “Arte e Educação”, a acontecer na sexta-feira às 16:00, a oficina “Museu do Pensamento”, no sábado de manhã, e, à tarde, a ‘masterclass’ “Processos de Escrita”.

Na palestra “Arte e Educação”, o comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, dará a conhecer o manifesto e a estratégia do plano, “falando da importância das artes na educação e na vida das comunidades e dos cidadãos”, segundo uma nota da associação.

Pires do Vale falará de como “o poder criativo e indisciplinador das múltiplas manifestações artísticas” pode ser aproveitado “para melhorar a acção do sistema educativo, tornando-o mais transdisciplinar e inclusivo, afirmando a escola como um polo cultural e as instituições culturais como territórios educativos”.

A oficina “Museu do Pensamento”, dirigida a crianças entre os 7 e os 14 anos, inspira-se no livro homónimo (editado pela Caminho em 2017), conduzindo Joana Bértholo os mais jovens numa “viagem em torno do pensamento e das suas curiosidades”.

Numa sessão que inclui uma parte expositiva e algumas leituras, as crianças serão desafiadas a participar com perguntas como “Já tentaste não pensar? Pensas mais sobre o passado ou o futuro? O que fazer com os pensamentos feios? E o sonho, é uma forma de pensar? Para que servem os círculos quadrados?”.

“O momento alto será quando cada criança coloca o seu chapéu e mergulha de cabeça no seu próprio pensar. Para alguns participantes, este poderá ser o primeiro contacto com a meditação. Para esta oficina, é pedido que cada criança leve um chapéu ou um boné”, segundo a mesma nota.

A programação de Novembro encerra com João Tordo, que, a partir do seu livro “Manual da Sobrevivência de um Escritor (ou: o pouco que sei sobre aquilo que faço)”, editado pela Companhia das Letras em 2020, “conduzirá os participantes pelo seu universo e processo criativos numa conversa aberta”.

Todos os eventos são de entrada livre, estando sujeitas à lotação de sala e, no caso da oficina infantil, é necessária uma inscrição prévia para o email azinhagapipa@gmail.com, refere a nota da associação.

O PIPA é um projecto da Isto Não é Um Cachimbo, dinamizado pela curadora da Fundação José Saramago e responsável pelo polo da Azinhaga, Ana Saramago Matos, e pelo fotógrafo e produtor cultural Cláudio Garrudo.

O programa visa colocar “em diálogo a Literatura e as práticas da Arte Contemporânea” e ser “um lugar de partilha e interacção entre artistas, escritores, poetas, músicos e outros criadores e agentes culturais, criando relações com a comunidade e cultura locais”.

Leia também...

Lampreia regressa aos restaurantes de Tomar nos fins-de-semana de Março

Os restaurantes e pastelarias de Tomar vão incluir nas suas cartas, a partir de sábado e em todos os fins-de-semana de Março, iguarias à…

Fronteiras inspiram 12 obras da terceira Residência Artística de Santarém

Doze obras de arte que resultam da interpretação de outros tantos artistas sobre o conceito de “fronteira” vão estar expostas, a partir de sábado,…

Peça do Teatro D. Maria II ‘Um Outro Fim Para a Menina Júlia’ no Cartaxo

O Centro Cultural do Cartaxo vai receber, no dia 1 de Fevereiro, pelas 21h30, o espectáculo ‘Um outro fim para a Menina Júlia’, a…

Festival da Terceira Idade na Misericórdia de Pernes juntou mais de 850 utentes

O VII Festival da Terceira Idade – Saberes, Sabores e Tradições realizou-se hoje, dia 30 de Setembro, na Quinta da Tufeira em Pernes. A…