O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, actividades para crianças e adultos com o comissário do Plano Nacional das Artes (PNA) e os escritores Joana Bértholo e João Tordo.

O PIPA, lançado em Outubro pela Associação Isto não é um Cachimbo, oferece, na programação de Novembro, na sua sede, na antiga escola primária da Azinhaga, aldeia natal do Nobel da Literatura José Saramago, no concelho da Golegã, a palestra “Arte e Educação”, a acontecer na sexta-feira às 16:00, a oficina “Museu do Pensamento”, no sábado de manhã, e, à tarde, a ‘masterclass’ “Processos de Escrita”.

Na palestra “Arte e Educação”, o comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, dará a conhecer o manifesto e a estratégia do plano, “falando da importância das artes na educação e na vida das comunidades e dos cidadãos”, segundo uma nota da associação.

Pires do Vale falará de como “o poder criativo e indisciplinador das múltiplas manifestações artísticas” pode ser aproveitado “para melhorar a acção do sistema educativo, tornando-o mais transdisciplinar e inclusivo, afirmando a escola como um polo cultural e as instituições culturais como territórios educativos”.

A oficina “Museu do Pensamento”, dirigida a crianças entre os 7 e os 14 anos, inspira-se no livro homónimo (editado pela Caminho em 2017), conduzindo Joana Bértholo os mais jovens numa “viagem em torno do pensamento e das suas curiosidades”.

Numa sessão que inclui uma parte expositiva e algumas leituras, as crianças serão desafiadas a participar com perguntas como “Já tentaste não pensar? Pensas mais sobre o passado ou o futuro? O que fazer com os pensamentos feios? E o sonho, é uma forma de pensar? Para que servem os círculos quadrados?”.

“O momento alto será quando cada criança coloca o seu chapéu e mergulha de cabeça no seu próprio pensar. Para alguns participantes, este poderá ser o primeiro contacto com a meditação. Para esta oficina, é pedido que cada criança leve um chapéu ou um boné”, segundo a mesma nota.

A programação de Novembro encerra com João Tordo, que, a partir do seu livro “Manual da Sobrevivência de um Escritor (ou: o pouco que sei sobre aquilo que faço)”, editado pela Companhia das Letras em 2020, “conduzirá os participantes pelo seu universo e processo criativos numa conversa aberta”.

Todos os eventos são de entrada livre, estando sujeitas à lotação de sala e, no caso da oficina infantil, é necessária uma inscrição prévia para o email azinhagapipa@gmail.com, refere a nota da associação.

O PIPA é um projecto da Isto Não é Um Cachimbo, dinamizado pela curadora da Fundação José Saramago e responsável pelo polo da Azinhaga, Ana Saramago Matos, e pelo fotógrafo e produtor cultural Cláudio Garrudo.

O programa visa colocar “em diálogo a Literatura e as práticas da Arte Contemporânea” e ser “um lugar de partilha e interacção entre artistas, escritores, poetas, músicos e outros criadores e agentes culturais, criando relações com a comunidade e cultura locais”.

Leia também...

Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo

Foi assinado esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em Santarém o acordo de cooperação para a constituição da…

Aldeia de Chãos acolhe encontro sobre moedas sociais e prepara moeda local

A aldeia de Chãos, no concelho de Rio Maior, recebe, no dia 2 de Novembro, um Encontro sobre Moedas Sociais, que apresentará a “germinação”…

FITIJ traz teatro e artes à região de 01 a 07 de Outubro

A XIV edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes, terá lugar na cidade de Santarém e na região, de 01 a…

Zambujo, Salvador Sobral e Vitorino são apostas do ‘Santarém Cultura’

António Zambujo, a 12 de Abril, Salvador Sobral a 4 de Maio e Cordis e Vitorino, a 20 de Junho, espectáculo que marca a…