O projecto “Bernardo Santareno entre nós!” esteve hoje, dia 5 de dezembro, com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do Combatentes de Santarém, para dar conhecer aos pequenos estudantes a vida e obra do dramaturgo, natural de Santarém, médico e autor de várias obras, entre elas a poesia, a literatura de viagens e o teatro.

A iniciativa contou com a participação da técnica do Município de Santarém, Rita Neves, da contadora de histórias da Livraria Aqui Há Gato, Sofia Vieira, e de Vicente Batalha, com a colaboração de José Gaspar.

A acção é dinamizada através da exposição itinerante “Eu Sou Liberdade- Vida e Obra de Bernardo Santareno” por Vicente Batalha, que apresentou o dramaturgo, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário.

Além disso, Sofia Vieira cativou a atenção dos mais jovens com histórias inspiradas na obra “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno.

Entre 1957 e 1959, o jovem escritor e médico António Martinho do Rosário embarcou como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia. Daquilo que vivenciou durante três anos nasceu a sua única obra de prosa e um documento único e ao mesmo tempo épico.

Este evento educativo envolve um total de 130 crianças, do 1º ao 4º ano, e estão agendadas mais duas sessões nos dias 6 e 7 de dezembro, na Escola dos Combatentes, bem como em Vale Figueira, no próximo dia 12 de dezembro.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…