Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

Evento tem lugar no dia 11 de abril no Convento de S. Francisco.

O Convento de S. Francisco recebe, no próximo dia 11 de abril, a partir das 9h00, a sessão pública de apresentação do projeto para a construção do novo aeroporto em Santarém, que culminará com a assinatura de um acordo de cooperação intermunicipal entre os municípios de Santarém, Golegã, Alcanena e Torres Novas, com vista à congregação de esforços daquelas autarquias para o planeamento do território para a nova cidade aeroportuária.

Depois da sessão para as entidades oficiais, a população é convidada a deslocar-se ao Convento da parte da tarde, pelas 17h30, por forma a ficar a conhecer mais pormenores sobre o Magellan 500 Airport, um projeto criado e desenvolvido ao longo de três anos por um consórcio de empresas privadas nacionais em colaboração com agentes locais, entre os quais o Município de Santarém.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 89/2022, de 29 de setembro de 2022, incluiu o Magellan 500 Airport, que considerou ser “um projeto de iniciativa privada promovido fora da atual concessão”, em duas das cinco opções estratégicas alternativas da Avaliação Estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. Esta posição do Estado reforçou o empenho dos parceiros na consumação do projeto, que é agora apresentado publicamente em Santarém.

Esta infraestrutura permitirá, também, servir uma vasta região que, além de Santarém, compreende territórios da Área Metropolitana de Lisboa, Oeste, Coimbra, Leiria/Fátima, Alto Alentejo, Beira Baixa e a Península de Setúbal, consolidando o Magellan 500 Airport como um contributo único para a região Centro de Portugal e para a coesão territorial do país.

Como parte dos estudos do projeto ao longo destes últimos três anos foram desenvolvidos, ainda na saída da pandemia, previsões de tráfego para a região de Lisboa, conjuntamente com uma empresa internacional especializada. Os resultados são consistentes com as previsões de evolução da aviação comercial. A procura da região Centro de Portugal, incluindo a capital do País, poderá atingir os 50 milhões de passageiros em 2039 e chegar aos 100 milhões em 2063, sem do que em2018 este número se fixou nos 28,9 milhões de passageiros.

Leia também...

Feira de Todos os Santos está de volta ao Cartaxo

A Feira de Todos os Santos quer vir a ocupar espaço no calendário de provas da Federação Equestre Portuguesa. Em 2018, vai ter novo…

Protocolo para criação da Startup Ourém assinado na quarta-feira

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém vão assinar na próxima quarta-feira, dia 20 de Junho, pelas…

JMJ: Até 300 operacionais da proteção civil para visita do Papa a Fátima

O número de operacionais da proteção civil que vão estar em Fátima por ocasião da visita do Papa ao santuário no âmbito da Jornada…

Enfermeiros do Médio Tejo em greve na terça-feira por contagem do tempo de serviço

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizam uma greve hoje, terça-feira, aos turnos da manhã e da tarde, para reivindicar o…