O auditório principal da Estação Zootécnica Nacional, na Fonte Boa, está a acolher esta quinta-feira, 26 de Junho, o seminário “Desafios da Intervenção Social no Acolhimento e Integração da População Migrante e de Asilo”. Na parte da manhã, foi apresentado o Projecto FICA – Frente para a Integração das Comunidades Apoiadas.

Promovido pelo Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, o Projecto FICA foi descrito como uma resposta concreta aos desafios da integração, centrada na articulação de recursos locais e na construção de soluções partilhadas entre instituições públicas, IPSS, autarquias e sociedade civil. A iniciativa arrancou em Novembro de 2024 e já permitiu integrar 170 pessoas em contextos de formação, trabalho e habitação.

A directora do Centro Distrital de Santarém, Paula Carloto, sublinhou que o projecto nasceu de uma “inquietação no terreno”, fruto do contacto directo com situações de exclusão social e vulnerabilidade. “Falamos de pessoas com vidas suspensas, com trajectórias interrompidas, que procuram promessas. E este projecto é uma resposta partilhada e articulada entre todos”, afirmou, frisando que o sucesso do FICA “não se mede em relatórios, mas nos olhos de quem agradece por uma oportunidade”.

Também presente na sessão, Telmo Antunes, vice-presidente do Instituto da Segurança Social, elogiou a abordagem do projecto, afirmando que o FICA constitui “uma resposta inovadora e colaborativa aos desafios que se colocam à integração plena dos cidadãos requerentes e beneficiários de protecção internacional”. Sublinhou ainda a importância da convergência entre entidades locais, nacionais e europeias no acolhimento digno e eficaz destas populações.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, reiterou o apoio da autarquia ao projecto desde a primeira hora, afirmando tratar-se de “uma iniciativa diferenciadora, com capacidade de mobilizar as IPSS e de encontrar soluções práticas para melhorar a vida de quem mais precisa”. O autarca garantiu que o município está disponível para reforçar o apoio à mobilidade e ao acesso a bens essenciais a estes cidadãos, considerando o FICA um “exemplo que deve ser replicado no país”.

*Notícia desenvolvida na edição impressa de 04 de Junho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Incêndio em camião com madeira interrompe A1 no sentido Sul/Norte

Um incêndio num veículo pesado que transportava madeira obrigou ao corte da…

Município de Coruche atribui 40 Bolsas de Estudo

A Câmara Municipal de Coruche, realizou a 27 de Dezembro, a cerimónia…

Capitão de Abril Correia Bernardo condecorado com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita…
Foto Ilustrativa

Alcanena contesta traçado de nova Linha de Muito Alta Tensão

A Câmara de Alcanena afirmou hoje não se conformar com a aprovação…