O T-CODE, programa único no país que ensina programação aos alunos a partir dos 8 anos, em ambiente descontraído e de diversão, que se desenvolve nas escolas do concelho de Abrantes, foi distinguido com o quarto lugar do prémio “Selo Uma Ação INCoDe.2030”.

Este prémio, que visa reconhecer e divulgar as iniciativas e entidades que promovem as melhores práticas de capacitação digital da população, foi entregue na segunda-feira, dia 30 de Outubro, pelo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e pela Coordenadora-Geral INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, durante o Fórum das Competências Digitais que decorreu no Porto.

Desenvolvido por técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, o projeto T-CODE é dinamizado em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Abrantes, Tagusvalley e Fundação Raspberry Pi, sediada na Grã-Bretanha.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “ficamos muito felizes por perceber a importância do projecto T-CODE em todas as nossas escolas e a dinâmica que vai criando pelo Médio Tejo”.

O projeto T-CODE, que abrange um universo de mais de 2000 alunos e 60 professores em quatro concelhos (Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere e Sardoal), ensina temáticas como a programação de computadores e robótica, em contexto de sala de aula, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha, a par com a capacidade de pensamento crítico.

Leia também...

Hospital Distrital de Santarém retoma “Consulta do Boneco”

Cerca de 50 crianças do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, trouxeram, a 1 de Junho, os seus bonecos ao Hospital Distrital de Santarém…

Escola Superior Agrária de Santarém recebe iniciativa “Enologia no Feminino”

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) recebeu, no passado dia 31 de Janeiro, a iniciativa “Enologia no Feminino” na Sala das Cavalariças. As…

Governo reforça 29 hospitais do SNS com equipamentos médicos

Quase três dezenas de unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão receber equipamentos médicos pesados, num investimento de 117 milhões de euros…

Câmara de Abrantes alerta para questões sociais e económicas com fecho da central do Pego

A Câmara Municipal de Abrantes alertou para a necessidade de se protegerem as pessoas, os funcionários e a economia da região com o fecho…