O T-CODE, programa único no país que ensina programação aos alunos a partir dos 8 anos, em ambiente descontraído e de diversão, que se desenvolve nas escolas do concelho de Abrantes, foi distinguido com o quarto lugar do prémio “Selo Uma Ação INCoDe.2030”.

Este prémio, que visa reconhecer e divulgar as iniciativas e entidades que promovem as melhores práticas de capacitação digital da população, foi entregue na segunda-feira, dia 30 de Outubro, pelo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e pela Coordenadora-Geral INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, durante o Fórum das Competências Digitais que decorreu no Porto.

Desenvolvido por técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, o projeto T-CODE é dinamizado em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Abrantes, Tagusvalley e Fundação Raspberry Pi, sediada na Grã-Bretanha.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “ficamos muito felizes por perceber a importância do projecto T-CODE em todas as nossas escolas e a dinâmica que vai criando pelo Médio Tejo”.

O projeto T-CODE, que abrange um universo de mais de 2000 alunos e 60 professores em quatro concelhos (Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere e Sardoal), ensina temáticas como a programação de computadores e robótica, em contexto de sala de aula, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha, a par com a capacidade de pensamento crítico.

Leia também...

Artistas da OficINa da Psiquiatria do Hospital de Santarém inauguram Exposição “Anti-Inércia”

A inauguração da exposição decorreu hoje, dia 19 de Maio, pelas 11h, no Ginásio Fitness Factory, em Santarém. “Anti-Inércia” é o nome da exposição…

“Terminal (O Estado do Mundo)” da Formiga Atómica estreia-se no sábado em Ourém

O espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo)”, a segunda parte de um díptico em torno da crise ambiental e climática, pela companhia de teatro…

Mercadona doa 1.300 toneladas de alimentos em 2024

A Mercadona doou 1.300 toneladas de alimentos e produtos em 2024, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras, a mais de 80 entidades de…

Futsal masculino e feminino vitoriano continua a receber novos praticantes

A época 2022/23 do futsal do Vitória Clube de Santarém está a ser uma das melhores de sempre, e o emblema vitoriano já anunciou…