O evento Coruche Fashion Cork, realizado este ano na noite de 25 de Maio, anunciou os vencedores do Concurso de Ideias e Criatividade 2024, iniciativa que integra a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Montado de Sobro e Cortiça, cofinanciada pelo FEDER – Alentejo 2030.

Na subcategoria de Calçado, o projeto de botas “Wild West 4”, de Bruno Cunha e Jorge Teixeira, conquistou o primeiro lugar. Na subcategoria de Coordenados, “Descobrimentos – O Avant-Garde”, de Rui Graciano e Marta Franco, foi o grande vencedor. O desfile, que alia o melhor da moda inspirada na cortiça, destacou também os projetos “Sound Waves” e “Plataforma – Motion & Matter” na subcategoria de Calçado, e “Street Wine 5” e “Mensagens da Cortiça” na subcategoria de Coordenados.

O evento, realizado na Praça d’Água e apresentado por Liliana Campos com participação do estilista Nuno Garcez, contou com performances da cantora Sofia Cecílio, do saxofonista Dandy Sax acompanhado ao violino, e de várias associações locais. Este espetáculo único revelou não apenas a criatividade e a inovação na utilização da cortiça, mas também as novas coleções primavera/verão do comércio local.

Os vencedores do concurso, que visa valorizar o Montado de Sobro e os seus recursos endógenos, foram escolhidos por um júri especializado que avaliou critérios de originalidade, viabilidade e qualidade técnica. Os participantes tiveram acesso a sessões de mentoria para aprimorar os projectos, culminando na apresentação final ao júri a 15 de Maio.

Eis os vencedores na categoria Moda:

Subcategoria Calçado:

1.º lugar: Botas “Wild West 4”, de Bruno Cunha e Jorge Teixeira
2.º lugar: Ténis “Sound Waves”, de Afonso Ferreira, André Cruz, Micael Pinto e Rui Silva
3.º lugar: Plataforma “Motion & Matter”, de Laura Sousa e João Gama

Subcategoria Coordenados:

1.º lugar: “Descobrimentos – O Avant-Garde”, de Rui Graciano e Marta Franco
2.º lugar: “Street Wine 5”, de Driele Jesus e Carolina Maria
3.º lugar: “Mensagens da Cortiça”, de Gabriela de Castro e Carlota Guedes

O Coruche Fashion Cork 2024 demonstrou mais uma vez a capacidade da cortiça de inspirar criações inovadoras e sustentáveis, promovendo o desenvolvimento económico e cultural da região. O evento não só celebrou a moda e a criatividade, como também reforçou o compromisso com a valorização do Montado de Sobro e os seus produtos únicos.

Leia também...

Agrocluster tem novo projecto de internacionalização aprovado

Para apoio à internacionalização das empresas agroindustriais, o Agrocluster viu aprovado o projecto ExportAgro, o qual prevê o levantamento de oportunidades de negócios internacionais,…

Concluída remoção de 15 mil m3 de lamas das águas do Tejo com “excelente qualidade”

Os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo, junto às Portas de Ródão, ficaram concluídos na semana passada, disse ontem o ministro do…

Obras em Alfange põem a descoberto silos medievais e contextos arqueológicos romanos

Vários silos medievais que interceptam níveis romanos foram descobertos durante as obras de requalificação do Bairro de Alfange, em Santarém, nomeadamente numa zona onde…

Moita Flores considera “injusto” processo por obras em Santarém e ataca sucessor

O ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores acusou o seu sucessor de o ter denunciado por obras na antiga Escola Prática de Cavalaria…