Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta quinta-feira, 14 de Novembro, para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas em Portugal continental.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa que, face ao mau tempo, o piso rodoviário pode tornar-se escorregadio, formando lençóis de água e gelo e que até à madrugada de sexta-feira, poderá haver cheias rápidas nos centros urbanos, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

A ANEPC aleta ainda para a possibilidade de danos em estruturas, dificuldades de drenagem, quedas de ramos e árvores por causa do vento forte.

Para o eventual impacto das condições atmosféricas adversas, a Proteção Civil apresenta algumas medidas preventivas a adoptar pela população.

Na nota, a ANEPC informa que os cidadãos devem adoptar uma condução defensiva, com especial atenção para a acumulação de neve e formação de água nas vias, alertando que os sistemas de escoamento das águas pluviais devem ser desobstruídos.

A ANEPC acrescenta que devem ser colocadas correntes de neve em viaturas, ter atenção às zonas arborizadas, às zonas costeiras e não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Leia também...

Homem detido por cultivo de canábis

Um homem, de 52 anos, foi detido pelo cultivo de estupefacientes pela GNR, em Ferreira do Zêzere. A detenção ocorreu na quarta-feira, 1 de Julho,…

Primeiro-ministro diz que novas medidas são para abanar o país e alterar comportamentos

O primeiro-ministro diz que as novas medidas decretadas na quarta-feira, 14 de Outubro, por causa da pandemia, que incluem a declaração do estado de…

Mulher ferida a tiro com gravidade em Tomar

Uma mulher foi ferida com gravidade ao ser baleada em Charneca de Peralva, na segunda-feira, 5 de Outubro, no concelho de Tomar, confirmou fonte…

Polícia Judiciária investiga morte de jovem que caiu de um terceiro andar

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias da morte de um jovem que caiu de um terceiro andar na tarde de segunda-feira,…