A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado, devido às previsões de tempo quente e seco.

O alerta faz parte de um aviso à população hoje divulgado, que se baseia na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) segundo a qual se prevê para os próximos dois dias tempo quente e seco, com condições favoráveis ao aumento do risco de incêndios.

A ANEPC refere especialmente a baixa humidade relativa do ar, a subida gradual das temperaturas máximas, que podem ir aos 41 graus celsius no interior sul e vale do Tejo, as noites tropicais em grande parte do país, e o vento que pode ser moderado a forte de manhã e a partir do fim da tarde.

No aviso a ANEPC recorda que até ao fim de Setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

E alerta ainda que é proibido lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas, devendo evitar-se, por exemplo, o uso de grades de discos.

Devido ao calor o IPMA colocou quase todo o continente em aviso amarelo (o menos grave) de hoje e até às 18h00 de sábado.

Leia também...

Exposição reúne obras de 44 artistas na Praça do Peixe em Torres Novas

A Praça do Peixe recebe, de 09 de setembro a 11 de novembro, a terceira edição do projeto da exposição coletiva de pintura 100X100,…

Associação que apoia doentes de Alzheimer tem mais pedidos de ajuda mas menos capacidade de resposta

O Núcleo do Ribatejo da Associação Alzheimer Portugal diz estar “no limite da capacidade”, numa altura em que regista um aumento de pedidos de…

Golegã diz que reconhecimento da arte equestre pela UNESCO valoriza território

O vice-presidente da Câmara da Golegã disse hoje que o reconhecimento da Arte Equestre Portuguesa como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO é…

Fogo de artifício em Marinhais lançado antes da meia-noite gera polémica e cinco focos de incêndio

Comissão de Festas antecipou espectáculo para contornar proibição governamental. População dividida entre defesa da tradição e críticas à irresponsabilidade. A edição de 2025 das…