A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado, devido às previsões de tempo quente e seco.

O alerta faz parte de um aviso à população hoje divulgado, que se baseia na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) segundo a qual se prevê para os próximos dois dias tempo quente e seco, com condições favoráveis ao aumento do risco de incêndios.

A ANEPC refere especialmente a baixa humidade relativa do ar, a subida gradual das temperaturas máximas, que podem ir aos 41 graus celsius no interior sul e vale do Tejo, as noites tropicais em grande parte do país, e o vento que pode ser moderado a forte de manhã e a partir do fim da tarde.

No aviso a ANEPC recorda que até ao fim de Setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

E alerta ainda que é proibido lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas, devendo evitar-se, por exemplo, o uso de grades de discos.

Devido ao calor o IPMA colocou quase todo o continente em aviso amarelo (o menos grave) de hoje e até às 18h00 de sábado.

Leia também...

Salvaterra de Magos assinalou aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos assinalou, no dia 1 de Dezembro, o 6º aniversário do Reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria…

Cartaxo: Órgãos Autárquicos tomaram posse para o mandato 2025-2029

As cidadãs e os cidadãos eleitos para os órgãos autárquicos municipais – Assembleia Municipal do Cartaxo e Câmara Municipal do Cartaxo, tomaram posse no…

Abrantes recebeu Jornada Diocesana da Juventude

A cidade de Abrantes acolheu, nos dias 24 e 25 de Novembro, a Jornada Diocesana da Juventude. O evento contou com a presença de…

Coruche: Seis homens detidos por caça em área não autorizada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens, com idades compreendidas entre os 46 e os 67 anos, por caça em área não autorizada,…