A Proteção Civil Municipal, em estreita colaboração com as equipas da Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas da Chamusca, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Chamusca e a Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza, ao longo das próximas semanas, um conjunto de simulacros de evacuação em várias escolas e jardins de infância do concelho da Chamusca.

A iniciativa, integrada no plano municipal de segurança e proteção escolar, tem como principais objetivos reforçar a preparação da comunidade educativa para situações de emergência.

Os simulacros envolveram alunos, educadores, professores, assistentes operacionais e elementos das entidades parceiras, que testaram, em tempo real, os procedimentos de evacuação definidos nos respetivos planos de segurança. Foram também avaliadas as condições de resposta e coordenação entre as diferentes entidades intervenientes.

Entre os principais objetivos da ação, destacaram-se:

Testar a eficácia dos procedimentos de evacuação em caso de emergência;
Avaliar o desempenho dos envolvidos na execução do plano de evacuação;
Identificar falhas operacionais e oportunidades de melhoria nos planos de segurança;
Reforçar a sensibilização e preparação de toda a comunidade escolar para contextos de risco e emergência.

A resposta eficaz dos alunos e profissionais foi destacada pelos responsáveis da Proteção Civil, que sublinharam a importância destas ações para promover uma cultura de segurança nas escolas e garantir que, em caso de necessidade real, todos saibam como agir com serenidade e responsabilidade.

As entidades envolvidas destacaram a importância do trabalho em rede para a segurança da comunidade escolar. Novos simulacros estão a ser programados para consolidar aprendizagens e ajustar procedimentos.

Estas iniciativas revelam-se fundamentais não apenas para proteger vidas, mas também para fomentar uma cidadania ativa e consciente desde os primeiros anos de escolaridade.

Leia também...

Broa de milho pode voltar a ser consumida em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro

A broa de milho pode voltar a ser consumida nas localidades dos…

Mercado de Natal já arrancou na Chamusca

Começou mais uma edição do Mercado de Natal, uma iniciativa do Município…

Centro Cultural Gil Vicente com apoio de 200 mil euros para programação nos próximos quatro anos

O Centro Cultural Gil Vicente (CCGV) foi um dos 18 novos espaços…

XXXII Feira de Enchidos, Queijo e Mel: ACDR Aivado organiza Passeio de Canoagem 

A ACDR do Aivado, com o apoio do Município de Vila de…