Foto ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população devido à subida das temperaturas e aumento de risco de incêndio para os próximos dias.

A ANEPC elevou hoje o estado de alerta especial para incêndios rurais para nível amarelo em nove distritos, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

Segundo o comandante da ANEPC, o estado de alerta vai manter-se até segunda-feira nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Évora, Setúbal, Beja, Faro e Portalegre.

A previsão de tempo quente e seco para as regiões do Algarve, Alentejo, interior centro e, posteriormente, para o interior norte, é a razão do aviso divulgado hoje pela proteção civil, que recorda algumas das medidas preventivas que devem ser tomadas.

Desde o passado dia 01 de Julho e até ao final de Setembro é proibido fazer queimadas extensivas assim como queima de amontoados sem autorização, diz a ANEPC em comunicado enviado para as redacções.

No espaço rural só se pode usar fogareiros e grelhadores “fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito”, acrescenta.

No mesmo sentido, é proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, assim como está impedido o lançamento de balões de mecha acesa e foguetes. Já o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Nos dias de risco máximo está ainda proibido o uso de corta-matos, destroçadores e motorroçadoras, com excepção das que possuírem fio de nylon,.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias está disponível nos ‘sites’ da internet da ANEPC, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e na página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo o IPMA, as regiões onde se irá sentir mais a subida da temperatura máxima são o Alentejo, Algarve e o interior Centro, estendendo-se ao interior norte.

Já o tempo seco será uma constante na generalidade do território, “sem recuperação nocturna”.

Além destes dois factores, espera-se também “vento intenso nas terras altas”.

Segundo o IPMA, haverá condições meteorológicas propícias a incêndios.

Leia também...

Homem de 43 anos detido pela PJ suspeito de atear incêndios em Sardoal

Um homem de 43 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Sardoal, local onde reside, por ser suspeito da autoria de vários crimes…

Festival Internacional de Cinema está de regresso a Santarém

O Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), dedicado às temáticas do território, regressa depois de um interregno de três décadas, mostrando, de 24…

PSD questiona primeiro-ministro sobre ausência do IC3 do plano

O PSD questionou hoje o primeiro-ministro sobre a ausência, no investimento anunciado segunda-feira, de solução para o tráfego “causado pelos milhares de camiões com…

Vigília em Torres Novas protesta contra falta de médico de família

Os habitantes de Assentis, Torres Novas, exigem a colocação de um médico na extensão de saúde, tendo marcado uma vigília para quarta-feira em “defesa…