A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 48 ocorrências relacionadas com o mau tempo, perto de metade nos distritos do Porto e Braga.

Em declarações à agência Lusa, Elísio Pereira, da ANEPC, adiantou que naquele período foram registadas 13 ocorrências no distrito do Porto e sete em Braga.

“O resto foi repartido por vários distritos. Foram sobretudo inundações e quedas de árvores. A noite foi mais calma, tendo o pico das ocorrências sido registado no final da tarde de quinta-feira e início da noite”, disse.

A ANEPC tinha registado até às 22:30 de quinta-feira 277 ocorrências relacionadas com o mau tempo, essencialmente na zona norte do continente.

As ocorrências foram sobretudo quedas de árvores, inundações, limpezas de via e quedas de estruturas, devido a situações de chuva e de vento fortes.

De acordo com a ANEPC, foram registados casos pontuais também na zona de Lisboa e na península de Setúbal.

Na quinta-feira estiveram empenhados nas ocorrências, nenhuma de gravidade ou com registo de danos pessoais, 1.137 operacionais apoiados por 398 meios terrestres.

Na cidade de Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros contabilizou durante a noite de quinta-feira para hoje cerca de 30 ocorrências relacionadas com a chuva, sobretudo inundações e quedas de árvores, sem gravidade.

A ANEPC tinha alertado na quarta-feira para situações de chuva, trovoada e vento forte até sexta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje devido à previsão de aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Santarém em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco,…

Protocolo com comunidade da Lezíria vai colocar centenas de casas em arrendamento acessível

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) assinou hoje, dia 22…

Piscinas municipais de Alcanena encerradas até 31 de Dezembro

A Câmara de Alcanena determinou o encerramento ao público das Piscinas Municipais de…

HDS implementa Hospital de Dia de Patologia do Sono

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou, no passado mês de Junho,…