Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à subida do nível dos rios, disse aos jornalistas o adjunto de operações nacional Sérgio Trindade.

“Prevê-se que possa haver a ocorrência de cheias relâmpago, muito rápidas, em zonas urbanas que façam inundações rápido e em que as pessoas não tenham hipótese de se movimentar e fugir delas”, disse hoje aos jornalistas o responsável, na sede da ANEPC, em Carnaxide (Oeiras), distrito de Lisboa.

Sérgio Trindade acrescentou ainda que situações de cheias poderão também ocorrer em zonas historicamente afectadas pelo fenómeno, como Águeda (distrito de Aveiro), o rio Vez (Viana do Castelo), e nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima (Viana do Castelo) ou Sorraia (Santarém).

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, mas, em declarações à Lusa, fonte do IPMA disse não haver ocorrências significativas até ao momento.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Leia também...

Reitor de Fátima lembra afetados pela guerra em missa de imposição de cinzas

O reitor do Santuário de Fátima lembrou hoje os afectados pela guerra na Ucrânia, num dia marcado pela jornada mundial de oração e jejum…

Tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

Os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração directa do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos vão ter tolerância de ponto…

Sucesso do Tejo a Copo 2024 em Santarém dita nova edição ainda este ano

Aconteceu este sábado, dia 23 de Março, a sexta edição do evento Tejo a Copo – a 5.ª com chancela e organização Comissão Vitivinícola…

Chamusca foi palco da apresentação pública da Rede de Incubadoras de Inovação Social

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na Chamusca e assinou uma Carta de Reconhecimento na Criação da Rede de Incubadoras de Inovação Social.…