Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à subida do nível dos rios, disse aos jornalistas o adjunto de operações nacional Sérgio Trindade.

“Prevê-se que possa haver a ocorrência de cheias relâmpago, muito rápidas, em zonas urbanas que façam inundações rápido e em que as pessoas não tenham hipótese de se movimentar e fugir delas”, disse hoje aos jornalistas o responsável, na sede da ANEPC, em Carnaxide (Oeiras), distrito de Lisboa.

Sérgio Trindade acrescentou ainda que situações de cheias poderão também ocorrer em zonas historicamente afectadas pelo fenómeno, como Águeda (distrito de Aveiro), o rio Vez (Viana do Castelo), e nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima (Viana do Castelo) ou Sorraia (Santarém).

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, mas, em declarações à Lusa, fonte do IPMA disse não haver ocorrências significativas até ao momento.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Leia também...

Semana Santa de Sardoal com grande envolvência popular recria cenários de fé e tradição

Milhares de pessoas são esperadas por estes dias no Sardoal, para as celebrações da Semana Santa, uma tradição que une moradores e instituições do…

Peregrinação fluvial pelo Tejo une populações ribeirinhas

A X edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo vai unir as populações ribeirinhas de Portugal e Espanha numa peregrinação fluvial que, a…

Salvaterra de Magos reforça apoio às famílias mais vulneráveis

A Câmara de Salvaterra de Magos vai reforçar a distribuição de cabazes às famílias que necessitam e criou uma rede municipal de apoio aos…

Bombeiros Voluntários de Alcanede assinalam 29.º Aniversário da Corporação

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede comemoraram o seu 29.° Aniversário no passado domingo, 17 de Março, com várias actividades quer se iniciaram pelas 9h00,…