Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à subida do nível dos rios, disse aos jornalistas o adjunto de operações nacional Sérgio Trindade.

“Prevê-se que possa haver a ocorrência de cheias relâmpago, muito rápidas, em zonas urbanas que façam inundações rápido e em que as pessoas não tenham hipótese de se movimentar e fugir delas”, disse hoje aos jornalistas o responsável, na sede da ANEPC, em Carnaxide (Oeiras), distrito de Lisboa.

Sérgio Trindade acrescentou ainda que situações de cheias poderão também ocorrer em zonas historicamente afectadas pelo fenómeno, como Águeda (distrito de Aveiro), o rio Vez (Viana do Castelo), e nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima (Viana do Castelo) ou Sorraia (Santarém).

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, mas, em declarações à Lusa, fonte do IPMA disse não haver ocorrências significativas até ao momento.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Leia também...

Incêndio em fábrica de paletes combatido por dezenas de bombeiros em Tomar

 Um incêndio deflagrou hoje numa fábrica de paletes em Tomar, no distrito de Santarém, e está a ser combatido por 65 operacionais apoiados por…

Santarém assinala Dia Mundial do Coração

O Município de Santarém associa-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia nas comemorações do Dia Mundial do Coração ao iluminar com o vermelho as muralhas…

Leonardo Ribeiro de Almeida, Martinho Vicente Rodrigues e José Júlio Eloy são nome de rua em Santarém

O descerramento das placas toponímicas com os nomes do Dr. Leonardo Ribeiro de Almeida (a título póstumo), do Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues e…

Câmara de Santarém financia terreno para parque de estacionamento em Alcanhões

A Câmara Municipal de Santarém atribuiu um apoio de 75 mil euros para a compra de um terreno para a construção aquisição de um…