A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém vão assinar na próxima quarta-feira, dia 20 de Junho, pelas 12h00, nas instalações da Câmara Municipal, um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém.

Esta união surgiu da vontade do Município em “reforçar o seu papel no apoio aos agentes económicos de Ourém, e aos que nele se pretendam instalar, facilitando-lhes toda a colaboração de forma a assegurar o desenvolvimento crescente e sustentado dos seus projectos numa fase inicial, contribuindo assim positivamente para o fortalecimento socioeconómico do concelho”.

De acordo com o protocolo, a Startup Ourém terá como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa, e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento a apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Ourém nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver acções para atracção de novos investidores, em particular investimento externo.

Cabe ao Município encaminhar para a NERSANT os novos projectos empresariais que pretendam fazer uma primeira instalação, bem como aqueles que pretendam expandir a sua actividade, para que a associação possa, no quadro das suas funções e competências específicas, e através do sua equipa técnica especializada, apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio e / ou do projecto empresarial, garantindo o seu crescimento sustentável nos primeiros anos de actividade

A NERSANT compromete-se ainda a realizar acções de informação e prestar apoio técnico diversificado às empresas instaladas, com vista à superação de necessidades sentidas, a disseminar junto das empresas existentes ou a criar ideias de negócio que visem promover o investimento no concelho, a estruturar possíveis candidaturas conjuntas no âmbito do Quadro Comunitário – Portugal 2020, a realizar acções de formação para colaboradores das empresas do concelho, de acordo com as necessidades destas e dentro das que se encontram disponíveis no seu Plano de Formação, a disponibilizar elementos da sua equipa técnica para atendimento personalizado a todos os empreendedores do concelho que assim o pretendam, a manter o Município informado sobre a evolução de todos os processos acompanhados, através do acesso a uma plataforma de gestão da informação e da realização de reuniões regulares entre as respectivas equipas técnicas e a coordenar o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, nomeadamente eventos e projectos.

A Startup Ourém vai ser instalada no ex-Edifício do CRIO – Centro de Recuperação Infantil Ouriense, sito no na Praceta Professor António de Oliveira, 2490 Ourém, após a realização das obras necessárias à adaptação do espaço. Também o Núcleo NERSANT de Ourém, actualmente situado no Centro de Negócios daquela cidade, deverá deslocar-se para este espaço.

Leia também...

Rotary Clube de Santarém atribuiu Prémios Carreira e Profissional do Ano

O Rotary Clube de Santarém atribuiu na noite de ontem, o Prémio…

Congresso Internacional na Golegã para projectar internacionalmente o turismo equestre português

A vila da Golegã acolhe, sexta-feira e sábado, o Congresso Internacional de…

Golegã comemora Centenário do Nascimento de Manuel dos Santos

Manuel dos Santos, nascido a 11 de fevereiro de 1925, foi o…
Foto de arquivo

Bênção de imagem para a Ucrânia marca encerramento da peregrinação a Fátima

A bênção de uma imagem réplica da Virgem Peregrina de Fátima com…