O Partido Socialista venceu as eleições legislativas com 41,19% dos votos no círculo eleitoral de Santarém, ficando à frente do PSD que conquistou 26,87% dos votos e o Chega! consegue ser a terceira força política no distrito com 10,91% da votação. O PS elege cinco deputados, o PSD três e o Chega! um, quando estão apuradas as 141 freguesias.

O PS venceu em 20 concelhos no distrito, apenas perdendo em Ourém para o PSD.

Alexandra Leitão, Hugo Costa, Maria do Céu Antunes, Mara Lagriminha e Manuel Afonso são os eleitos do PS, mais um que em 2019. O PSD elege Isaura Morais, João Moura e Inês Barroso, o mesmo número das últimas legislativas. O Chega! estreia-se com a eleição de Pedro Frazão.

O PCP e o Bloco de Esquerda não conseguiram eleger deputado, como o tinham feito em 2019. O cabeça de lista da CDU, António Filipe, que entrou para o parlamento em 1989, não conseguiu ser eleito. O PCP perde um dos seus deputados mais antigos e com mais destaque nos trabalhos da Assembleia da República. Também Fabíola Cardoso que tinha sido eleita pela primeira vez em 2019, falhou a reeleição.

Foram votar 218.192 eleitores, num total de 378.006 inscritos, o que representa 57,72% de votantes e uma abstenção de 42,28%. Votaram em branco 1,27% (2.773 votos) e votaram nulo 0,95% (2.071 votos).

Resultados no distrito de Santarém:

Leia também...

Nova presidente das IPSS de Santarém quer reflexão sobre institucionalização e valorização dos trabalhadores

A jurista Sónia Lobato, de 41 anos, assumiu, na última quarta-feira, dia…

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques acolhe Feira das Profissões

A freguesia de Alcanede acolheu, no passado dia 25 de Maio, a…
Foto ilustrativa

Uma pessoa morreu no incêndio urbano em Ribeira de Santarém

Uma pessoa morreu hoje no incêndio de uma habitação onde residia na…

Retomada circulação na Linha do Norte após atropelamento

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada hoje às 11:24,…