O grupo parlamentar do PSD quer que o Governo atribua carácter de urgência ao início da requalificação da escola Pedro Ferreiro, em Ferreira do Zêzere para “eliminar os riscos intoleráveis” do edifício.

Em comunicado, os deputados social-democratas eleitos por Santarém afirmam que foi apresentado na Assembleia da República um projecto de resolução “para intervenção profunda” na escola de segundo e terceiro ciclo e secundária (EB 2,3/S) de Ferreira do Zêzere, “provavelmente o edifício escolar em piores condições em todo o distrito de Santarém”.

Os deputados apelam a que a intervenção ocorra no decurso do ano letivo 2021/2022, “com vista a eliminar os riscos intoleráveis a que a comunidade educativa está sujeita e a garantir a qualidade do serviço público de educação”.

Segundo o comunicado, a escola, inaugurada em 1978, “tem vindo a receber obras de conservação sem qualquer intervenção de fundo, mantendo assim as características originais da época”, sendo que actualmente é frequentada por cerca de 500 alunos.

“Apesar da evolução que o país teve, os jovens que hoje estudam nestas condições estão claramente a ser prejudicados face aos demais dos concelhos vizinhos”, é referido.

Entre as deficiências apontadas contam-se a “falência permanente” da rede de águas, a inexistência de instalações adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, o incumprimento das regras de higiene e segurança nas instalações e equipamentos da cozinha/refeitório, “existindo já diversos relatórios a alertar para os perigos para a saúde dos elementos da comunidade escolar”.

Salientando que os estudantes do concelho de Ferreira do Zêzere estão a ser “claramente prejudicados pela falta de acesso às coisas mais simples que hoje qualquer escola deverá ter para garantir os padrões mínimos de qualidade”, os deputados consideram que “a qualidade e as condições da educação e formação” são “uma das principais ancoras” para “combater o êxodo rural e manter as populações nos territórios de baixa densidade”.

Leia também...

“Esta é uma escola viva que pensa a sua oferta formativa, atenta às necessidades de mercado”

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) é herdeira de uma tradição secular de ensino agrário, constituindo-se como uma das mais antigas e prestigiadas…

Escola Superior de Saúde assinala 50º Aniversário

As comemorações do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém (ESSS) irão decorrer no próximo dia 16 de Maio, no…

Secretária de Estado Adjunta e da Educação assume compromisso para renovar escola de Marinhais

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, participou na terça-feira, 26 de Fevereiro, numa visita e reunião de trabalho nas instalações…

Município de Santarém recebe professores do Projecto Erasmus+ Talent

O grupo de 12 professores participantes no Projecto Erasmus + “Teaching and Acquiring Learning European NetworkTools” (Talent), a decorrer no Instituto Politécnico de Santarém,…