A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 47 anos de idade pela prática do crime de condução de veículo em estado de embriaguez, condução perigosa de veículo rodoviário e pela provocação de incêndio. A detenção ocorreu no dia 12 de agosto, no Cartaxo, informou esta força de segurança em comunicado.
De acordo com a nota informativa, a Esquadra do Cartaxo foi alertada de que estaria a decorrer um incêndio junto à Estrada Nacional 114-2. O fogo terá sido alegadamente provocado por um veículo automóvel que circulava com um pequeno atrelado, cujo pneu se encontrava danificado. O atrito com o pavimento originou a emissão de faíscas, as quais deram origem ao incêndio.
Decorridos breves instantes, com o auxílio de relatos de algumas testemunhas que se encontravam a seguir o veículo suspeito, os polícias da Esquadra do Cartaxo conseguiram localizar e intercetar o respetivo condutor.
Após a interceção, o homem foi submetido ao teste de pesquisa de álcool, no qual apresentou uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, tendo sido detido de imediato.
A PSP reporta ainda que foram realizadas várias diligências de recolha de provas para imputar ao detido a prática do crime de condução perigosa de veículo rodoviário, pela execução de diversas manobras de condução que colocaram em perigo os demais utentes da via pública. O incêndio consumiu uma área aproximada de 9.310 m², mas não foram registadas vítimas nem danos materiais.
O detido foi constituído arguido e submetido a Termo de Identidade e Residência (TIR), aguardando os ulteriores trâmites processuais em liberdade.
A operação foi levada a cabo pelo Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra do Cartaxo da Divisão Policial de Santarém.
