A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai intensificar ações de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos nas estradas que rumam ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio.

Durante a operação “Peregrinação a Fátima 2021 – Polícia Sempre Presente”, a PSP vai fazer diversas acções de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos para “promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal dos grupos de peregrinos e, também, para sensibilizar e informar sobre as formas mais seguras de circulação apeada em grupo e com veículos de apoio”.

A PSP vai promover igualmente a adopção de comportamentos adequados de segurança rodoviária e as vias habitualmente utilizadas pelos peregrinos serão também especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel, refere a polícia em comunicado.

Na nota, a PSP aconselha aos peregrinos, especialmente na circulação em contexto urbano, o uso de roupas claras e materiais retro-reflectores (coletes retro-reflectores), a circulação pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, caminhar no sentido contrário ao trânsito e evitar o uso do telemóvel e de auscultadores.

Recomenda também que, em grupo, os peregrinos caminhem em fila única e que desde o entardecer até ao nascer do sol, o primeiro da fila seja portador de uma lanterna com luz branca apontada para o chão (para não encadear os condutores) e, o último, uma luz vermelha.

A PSP aconselha ainda os peregrinos a preferirem as vias de menor tráfego automóvel, nomeadamente os denominados Caminhos de Fátima, que informem os seus familiares do seu planeamento de viagem e caso necessitem de qualquer apoio (policial ou médico) contactem de imediato o 112.

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas. O Santuário considera que a pandemia “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.

Leia também...

30 pessoas furtam artigos em loja do Campera

Trinta pessoas entraram hoje num centro comercial no Carregado, Alenquer, e furtaram…

Mação transforma antigo quartel dos bombeiros em Lar e Centro para pessoas portadoras de deficiência

O município de Mação concluiu a reabilitação do edifício do antigo quartel…

Construção de área empresarial no concelho de Ourém arranca este mês

A construção da Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda, norte do concelho…

Mário Machado assume presidência da UDIPSS

Mário Miguel Machado tomou posse, no passado sábado, como presidente da União…