‘Quando eu era pequenino’ é o tema do Carnaval de 2020, que se volta a realizar entre os dias 21 e 25 de Fevereiro, na cidade de Santarém. O Carnaval das Escolas, o Baile Inter-institucional, o Carnaval das Famílias e o Corso Carnavalesco, no Jardim de São Bento, são as actividades agendadas para esta edição.

O tema deste ano quer trazer ao desfile as recordações de antigamente, com os foliões e carros alegóricos a fazerem retrospectiva desses tempos.

O corso carnavalesco nocturno, que acontecia na noite de sábado, não se realiza em 2020 devido às dificuldades reveladas pelas associações em trazer os grupos para a cidade, por existirem várias outras iniciativas carnavalescas nas localidades.

O Carnaval em Santarém começa na sexta-feira, 21 de Fevereiro, com o desfile das escolas onde a organização estima a presença de mais de 1500 crianças de 20 escolas do concelho. O desfile tem concentração e partida marcada pelas 10h00, no Jardim da Liberdade, passando depois pelas ruas do Centro Histórico de Santarém. Os idosos reúnem-se pelas 14h30, do mesmo dia, na Casa do Campino, para o Baile Inter-institucional recheado de actividades para os seniores do concelho.

No sábado, 22 de Fevereiro, realiza-se o Carnaval das Famílias, no Jardim de São Bento, onde vão ser preparadas actividades circenses, pinturas faciais, insufláveis, entre outras.

O grande destaque vai para a realização do Corso de Carnaval pelas 15h30, de terça-feira, 25 de Fevereiro, que conta este ano com um número recorde de associações participantes. A organização espera contar com a presença de 15 carros alegóricos e respectivos foliões das associações de várias freguesias do concelho. Participam a Associação de Dança Desportiva de Tremês, Centro Cultural Recreativo Arneirense, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, APPACDM, Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã, Centro de Convívio, Cultura e Desporto Abitureiras, Atlético Clube de Pernes, Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira, Associação Desportiva “O Cruz de Cristo” da Póvoa da Isenta, Associação Cultural e Recreativa de Alqueidão do Rei, Time 4 Satisfaction, Bombeiros Voluntários de Santarém, Grupo Cultural e Etnográfico de Alcanhões, Música Nova e Sociedade Recreativa Operária.

Para os três melhores grupos estão destinados prémios no valor de 1000, 700 e 400 euros. O grupo mais folião do corso também será premiado com 600 euros.

Os reis do Corso de Carnaval vão ser eleitos pelos foliões do Arneiro das Milhariças, que em 2019 venceram o desfile.

A Câmara de Santarém decidiu atribuir um apoio de 750 euros aos participantes com carro alegórico e com pelo menos 10 participantes e 150 euros a grupo de mais de 20 foliões, sem carro alegórico. O apoio estende-se às escolas do concelho que participem no Desfile das Escolas com o Município a atribuir 4,5 euros por criança, sendo que irá atribuir 1,5 euros a alunos que participem em actividades nas escolas das freguesias.

O Município de Santarém vai investir cerca de 35 mil euros na realização das actividades de Carnaval no concelho.

Leia também...

“O Património do concelho só pode ser mais cuidado quando houver uma política cuidadora no seu todo”

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, que se assinalou no passado sábado, dia 8 de Agosto, José Gaspar…

Convento de Cristo com concurso aberto para novo director

A abertura do concursos internacional para selecção do diretor do Convento de Cristo, em Tomar, foi publicada hoje, 6 de Setembro, em Diário da…

“Nada substitui a experiência e o contacto directo do público dentro do museu”

Em Março, Abril, Maio e Junho, o Museu Diocesano de Santarém teve uma quebra de 94% de visitantes. Durante o confinamento, os meios digitais…

Leonor Keil enche palco do Teatro Sá da Bandeira com as suas dez personagens e um cão

O Teatro Sá da Bandeira (TSB) recebeu, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, duas interpretações de Leonor Keil, em “Noite de Reis: dez…