Foto de arquivo
Foto de arquivo

Uma acção de fiscalização em estufas de morangos em Almeirim, resultou na identificação de 97 trabalhadores de diversas nacionalidades e em quatro notificações para apresentação de documentos, divulgou a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

A operação, que envolveu várias autoridades e decorreu esta terça-feira, teve como objectivo “verificar o cumprimento das obrigações dos empregadores” e incidiu sobre dois locais de trabalho na localidade de Paços Negros, em Almeirim, envolvendo seis entidades empregadoras, adiantou a ACT em comunicado.

Foram identificados 97 trabalhadores de diversas nacionalidades, sendo 53 indianos, 21 bengalis, 4 romenos, 3 nepaleses, 15 portugueses e 1 ganês, realçou.

“Na sequência da acção inspectiva foram já efectuadas quatro notificações para apresentação de documentos”, acrescentou.

A acção na região de Almeirim envolveu seis inspetores da ACT, dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), dois inspetores da Segurança Social (SS) e nove militares da GNR de Almeirim, apoiados por uma equipa de cinco inspetores do destacamento de intervenção da GNR de Santarém.

Entre as matérias objecto da acção da ACT estavam a verificação da regularidade das cadeias de contratação e subcontratação, a eventual existência de cedência ilícita, nomeadamente pela deteção de empresas prestadoras de serviços que não sejam titulares de alvará de Empresa de Trabalho Temporário, pagamento remuneração legal, horários e registos de tempos trabalho e seguro de acidentes de trabalho e exames médicos.

A operação decorreu também no âmbito do combate “à precariedade laboral, um dos pilares da Agenda do Trabalho Digno”, onde fazem parte medidas como o limite das renovações do trabalho temporário, a proibição do ‘outsourcing’ e a proibição de renovações sucessivas para o mesmo posto de trabalho, destacou a ACT na nota de imprensa.

“A Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho é um conjunto de medidas que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional”, frisou ainda.

Leia também...

Rotary Clube de Tomar Cidade distingue judoca Patrícia Sampaio como Profissional do Ano

O Rotary Clube de Tomar Cidade homenageou a judoca Patrícia Sampaio com o prémio Profissional do Ano 2024/2025, numa cerimónia que decorreu no passado…

União de Freguesias recebe apoio de 70 mil euros pela aquisição de terreno para futuro posto médico em Tremês

A União de Freguesias da Azoia de Cima e de Tremês vai receber um apoio financeiro do Município de Santarém no valor de 70…

Sentença do “processo da banca” conhecida a 20 de Setembro no tribunal de Santarém

A leitura da sentença no caso movido pela AdC contra mais de uma dezena de bancos em Portugal está marcada para dia 20 de…

Vacinação de vereador vai ser analisada pelo PS Torres Novas

O presidente da Câmara de Torres Novas disse hoje que a vacinação contra a covid-19 do vereador da proteção civil vai ser analisada pela…