A Quinta do Galinheiro, onde está sediado o Campus da Escola Superior Agrária (ESAS), do Instituto Politécnico de Santarém, voltou a ter galinhas. Tratam-se das raças autóctones “Pedrês Portuguesa” e “Preta Lusitânica”, sendo que esta “novidade” resultou do protocolo de colaboração entre a ESAS e o INIAV, “entidade parceira fundamental na dinamização dos recursos genéticos animais”.

“Recebemos do Núcleo de Conservação do Polo da Fonte Boa – INIAV um total de 18 animais destas duas raças, entre galinhas e galos futuros reprodutores, para constituição de um núcleo de conservação na ESAS. Aumentamos assim as valências em termos de espécies pecuárias presentes na escola, para um ensino com uma forte componente prática”, refere uma nota da ESA.

“Agradecemos à Doutora Olga Moreira, responsável pelo Polo da Fonte Boa, bem como à assistente técnica Elisa Barroso e Doutora Inês Carolino, responsável pelo núcleo de conservação das galinhas autóctones do INIAV, pela generosa oferta! Uma palavra de agradecimento igualmente aos assistentes operacionais da ESAS, Sr. Daniel e Sr. Fernando pela obra de remodelação do galinheiro”, pode ler-se ainda.

Segundo a ESAS, esta iniciativa insere-se na “protecção e promoção da biodiversidade animal”.

Leia também...

Entidade de Turismo certifica restaurantes de Rio Maior

Quatro restaurantes de Rio Maior receberam da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo os certificados atribuídos aos estabelecimentos que vão integrar o…

Chuva agrava instabilidade das encostas do planalto de Santarém

A instabilidade das encostas que sustentam o planalto de Santarém tornou‑se uma das principais preocupações do município, levando à retirada de quatro famílias e…

Tomar vai interditar circulação pedonal no Aqueduto dos Pegões

A Câmara de Tomar vai avançar com a interdição do atravessamento pedonal no Aqueduto dos Pegões, por razões de segurança, em paralelo com o…

Calor ativa avisos em nove distritos a partir de sexta-feira e agrava no fim de semana

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de sexta-feira sob aviso amarelo por causa do calor e alguns evoluem para laranja no…