A Quinta do Galinheiro, onde está sediado o Campus da Escola Superior Agrária (ESAS), do Instituto Politécnico de Santarém, voltou a ter galinhas. Tratam-se das raças autóctones “Pedrês Portuguesa” e “Preta Lusitânica”, sendo que esta “novidade” resultou do protocolo de colaboração entre a ESAS e o INIAV, “entidade parceira fundamental na dinamização dos recursos genéticos animais”.

“Recebemos do Núcleo de Conservação do Polo da Fonte Boa – INIAV um total de 18 animais destas duas raças, entre galinhas e galos futuros reprodutores, para constituição de um núcleo de conservação na ESAS. Aumentamos assim as valências em termos de espécies pecuárias presentes na escola, para um ensino com uma forte componente prática”, refere uma nota da ESA.

“Agradecemos à Doutora Olga Moreira, responsável pelo Polo da Fonte Boa, bem como à assistente técnica Elisa Barroso e Doutora Inês Carolino, responsável pelo núcleo de conservação das galinhas autóctones do INIAV, pela generosa oferta! Uma palavra de agradecimento igualmente aos assistentes operacionais da ESAS, Sr. Daniel e Sr. Fernando pela obra de remodelação do galinheiro”, pode ler-se ainda.

Segundo a ESAS, esta iniciativa insere-se na “protecção e promoção da biodiversidade animal”.

Leia também...

Pecuária Extensiva em destaque na FNA 24 em Santarém

A FNA 24 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que se realiza de 08 a 16 de Junho no Centro Nacional…

Feira Internacional da Cortiça inaugurada em Coruche

Após a inauguração oficial da FICOR no Centro de Exposições, o programa foi preenchido por múltiplas actividades e iniciativas dispersas pelo Parque do Sorraia…

Uma pessoa morreu no incêndio urbano em Ribeira de Santarém

Uma pessoa morreu hoje no incêndio de uma habitação onde residia na Ribeira de Santarém, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Lezíria…

Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Azambuja abrem Ecocentro para deposição de resíduos

O Município de Azambuja, em conjunto com a Junta de Freguesia de Azambuja, criou um Ecocentro, “acessível a toda a população destinado à colocação…