A Quinta do Galinheiro, onde está sediado o Campus da Escola Superior Agrária (ESAS), do Instituto Politécnico de Santarém, voltou a ter galinhas. Tratam-se das raças autóctones “Pedrês Portuguesa” e “Preta Lusitânica”, sendo que esta “novidade” resultou do protocolo de colaboração entre a ESAS e o INIAV, “entidade parceira fundamental na dinamização dos recursos genéticos animais”.

“Recebemos do Núcleo de Conservação do Polo da Fonte Boa – INIAV um total de 18 animais destas duas raças, entre galinhas e galos futuros reprodutores, para constituição de um núcleo de conservação na ESAS. Aumentamos assim as valências em termos de espécies pecuárias presentes na escola, para um ensino com uma forte componente prática”, refere uma nota da ESA.

“Agradecemos à Doutora Olga Moreira, responsável pelo Polo da Fonte Boa, bem como à assistente técnica Elisa Barroso e Doutora Inês Carolino, responsável pelo núcleo de conservação das galinhas autóctones do INIAV, pela generosa oferta! Uma palavra de agradecimento igualmente aos assistentes operacionais da ESAS, Sr. Daniel e Sr. Fernando pela obra de remodelação do galinheiro”, pode ler-se ainda.

Segundo a ESAS, esta iniciativa insere-se na “protecção e promoção da biodiversidade animal”.

Leia também...

Santarém em contagem decrescente para 2026

É já amanhã que Santarém abraça o novo ano, no Jardim da Liberdade, a partir das 21h00, com concertos e muita animação. O cantor…

Banda da Vila da Marmeleira comemorou 102º aniversário

A Banda da Vila da Marmeleira comemorou a 13 de Maio o 102º aniversário. O Salão da Casa do Povo da Vila da Marmeleira…

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caxarias celebra  40.º aniversário

A efeméride foi assinalada na presença de várias individualidades, amigos, familiares e instituições que se associaram ao momento de celebração, com o Município de…

A magia e a alegria do Reino de Natal voltam a Santarém

A cidade de Santarém está transformada no Reino de Natal até 8 de Janeiro, com muita animação e espetáculos para toda a família. Hoje,…