Os trabalhos de reabilitação de via no Ramal de Tomar foram concluídos, reforçando os níveis de segurança e serviço ferroviário, num investimento total de um milhão de euros.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a concretização da empreitada “assegura a melhoria dos níveis de segurança, qualidade e disponibilidade” da infra-estrutura ferroviária, bem como “os níveis de comodidade e serviço para os passageiros”.

Segundo a entidade responsável pelo ramal, a obra garante ainda “uma redução dos custos de manutenção da infra-estrutura”.

Numa nota, a IP explica que foram feitas a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco e a substituição de carril em barra curta por carril em barra longa soldada. Foram melhorados o sistema de drenagem em toda a extensão do troço e a passagem de nível no quilómetro 1,290, entre outros.

“Esta intervenção desenvolvida no troço entre os quilómetros 0,000 e 1,933, é a terceira fase do projeto integrado de renovação de via do Ramal de Tomar, que terá a sua conclusão até ao final de 2021”, acrescenta.

Os trabalhos iniciais de reabilitação de via no ramal ferroviário foram concluídos em Maio de 2020, uma intervenção que representou um investimento de 2,4 milhões de euros, informou a empresa na altura.

A intervenção, que incluiu a substituição de carris e travessas, disse respeito ao troço entre os quilómetros 2,156 e 6,274, e constituiu a primeira fase do projeto integrado de renovação de via.

O Ramal de Tomar, ligação ferroviária de via única electrificada com 14,755 metros de extensão, assegura a interligação entre a cidade de Tomar e a Linha do Norte, na estação da Lamarosa, tendo sido inaugurado em Setembro de 1928 com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar.

Leia também...

CNEMA promove Concurso Nacional de Bolo Rei e de Bolos Especiais de Natal

  O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, promove pelas 14h30 o…

Comércio local de Santarém com perspectiva negativa nesta época natalícia

O comércio no centro histórico de Santarém sentiu uma contracção do negócio…

Startup Santarém comemora 5 anos com 51 empresas incubadas

O CIES-Centro de Inovação Empresarial / Startup Santarém comemorou o 5.º aniversário…

“A sustentabilidade não é só a económica. É também social e ambiental”

A Quinta da Cholda situa-se no coração do Ribatejo. Fundada no princípio…