O Comando Territorial de Santarém da GNR intensificou o patrulhamento nas explorações agrícolas, em toda a sua área de responsabilidade do Distrito de Santarém, entre o dia 1 de Junho e até ao dia 31 de Dezembro, com o objectivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Segundo uma nota de imprensa, a GNR realizou 165 acções de informação e sensibilização a 620 pessoas, junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Os militares da GNR realizaram durante este período, 1197 acções de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados quatro crimes e três contra-ordenações, culminando na detenção de cinco pessoas e na identificação de outras nove. A Guarda apreensão e recuperou 2159 quilos de pinhas; 470 quilos de cortiça; uma arma de caça; 21 cartuchos e quatro escadas.

PUBLICIDADE

Perante o crescente número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, a GNR realizou 762 acções de sensibilização dirigidas a 1791 utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, com o objectivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança. Em 2020, o Comando Territorial de Santarém registou 32 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos oito acidentes que o ano transacto.

As recentes alterações ao código da estrada, obrigam estes condutores a circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tractores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. Também os tractores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…