O filme BANN, da realizadora ribatejana Leonor Teles, recebeu hoje o galardão mais importante do principal festival de cinema da Islândia, cuja 20.ª edição terminou domingo, 8 de Outubro.

A longa-metragem foi premiada com o “Golden Puffin Award”, a mais alta distinção do “Reykjavík International Film Festival”, segundo divulga, em comunicado, a empresa de comunicação Paris, Texas.

“Passado, presente – e talvez futuro – entrelaçam-se num carrossel que acelera uma juventude em tumulto. A vida adulta, relacionamentos traumáticos e a carreira, são avassaladores, numa história que começa quando L conhece K”, pode ler-se na sinopse deste filme, filmando integralmente em 16mm.

Este é o quarto filme da realizadora Leonor Teles, depois da curta-metragem “Balada de um Batráquio” (Urso de Ouro no Festival de Berlim, 2016), do documentário “Terra Franca” e mais recentemente da curta “Cães que Ladram aos Pássaros”.

O BANN será o filme de encerramento da 21.ªedição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, que se realiza de 19 a 29 de Outubro, sendo a primeira exibição nacional da longa-metragem produzida pela produtora Uma Pedra no Sapato.

Natural de Vila Franca de Xira, licenciou-se em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema (2013) e possui o Mestrado em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social (2015).

Balada de um Batráquio ganha o Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem na Berlinale 2016 e em 2018 a sua estreia na longa-metragem documental é premiada com o Prix Internacional de la SCAM no Cinéma du Réel, Prix de La Ville d’Amiens at Festival d’Amiens e Mejor Opera Prima Internacional no Festival Mar del Plata. Leonor está actualmente a desenvolver vários projectos de longa-metragem de ficção.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…