O reitor do Santuário de Fátima considerou que 2023 “ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes” e sublinhou a importância da Jornada Mundial da Juventude, com a visita do Papa Francisco à Cova da Iria.

Também os desenvolvimentos no processo de beatificação da Irmã Lúcia – em 2023 foi publicado pelo Vaticano o decreto de heroicidade das virtudes da vidente de Fátima -, contribuíram para a importância que 2023 assumiu para o Santuário, assumiu Carlos Cabecinhas perante cerca de 70 guias-intérpretes, que se encontram na Cova da Iria para refletir sobre arte e religião.

Na abertura da formação anual de guias-intérpretes promovida pelo Santuário, este ano subordinada ao tema “Arte e fé: o encontro com Deus pela via da beleza”, Carlos Cabecinhas sublinhou os objetivos definidos para o ciclo pastoral, que passam, entre outros, por “destacar o papel e o lugar de Fátima como casa e escola de oração, intensificar a dilatação da mensagem e espiritualidade de Fátima para fora dos limites geográficos do Santuário nacional e internacionalmente, (…) e propor Fátima como lugar de encontro e casa de todos”.

A ação de formação decorreu ontem, dia 26 de Fevereiro, em Fátima, enquanto hoje, terça-feira, os participantes se deslocam a Lamego, para visita a vários espaços religiosos, segundo informação disponibilizada pelo Santuário na sua página na Internet.

Leia também...

Azambuja recebe exposição de pintura “O voo dos pincéis” de Sónia Mendonça

A Biblioteca Municipal de Azambuja vai receber uma exposição de pintura intitulada “O voo dos pincéis”, de autoria da artista Sónia Mendonça. A inauguração…

Homem é detido com taxa de álcool de 3,21 g/l após acidente

Um homem de 47 anos foi detido com uma taxa de álcool de 3,211 g/l na passada quarta-feira, 16 de Janeiro, em Abrantes. A…

Centro de Investigação assinala 10º aniversário

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) comemorou o seu 10º aniversário este sábado, 28 de Maio, numa sessão solene, que…

Protestos do Ribatejo e Oeste voltam a concentrar-se na Chamusca

Agricultores do Ribatejo e Oeste voltaram a concentrar-se pelas 16:00 de hoje na Ponte da Chamusca, após uma breve arruada junto a um acesso…