No âmbito dos trabalhos de requalificação da Igreja Matriz de Alcanede, o Executivo Municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 25.989,86 euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede, para fazer face às despesas da intervenção.

Uma obra que vai permitir devolver este espaço de culto religioso à população de Alcanede e a quem visita a Igreja Matriz, que “foi Comenda da Ordem de Avis. Segundo diversas opiniões o fundador desta igreja foi D. Afonso Henriques, que terá feito por volta de 1163, data da doação régia do foro eclesiástico da vila alcanedense ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”.

Entre os vários pontos de interesse, a Igreja possui no seu interior, “imagens de Santa Clara (no altar esquerdo da nave), de São Francisco de Assis (em frente à imagem de Santa Clara), representação do Sagrado Coração de Jesus (no retábulo do lado direito da capela-mor) e do lado direito da capela-mor da padroeira da Igreja Matriz: Nossa Senhora da Purificação.

No exterior, “a Igreja Matriz de Alcanede tem um ar altivo, tendo uma torre sineira, onde o sino é visível em três dos seus lados, e uma cruz de Cristo no seu topo. É acompanhada ainda de dois enormes pinheiros mansos de ambos os lados, imagem que a caracteriza”. 

Leia também...

Governo anuncia regresso de comboios com mais carruagens a Tomar

foto: André Espinha O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, informou hoje no parlamento que os comboios regionais entre Lisboa e Tomar…

Ex-autarca de Benavente começa hoje a ser julgado por alegada corrupção

O anterior presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão, e mais quatro arguidos começam hoje a ser julgados no Tribunal de Santarém por…

Laboratório de canábis desmantelado em Santarém

A GNR desmantelou hoje um laboratório “dedicado ao cultivo de canábis” localizado nas instalações da antiga Panificadora Regional de Alcanhões, no concelho de Santarém,…

A Chamusca está em Ascensão

A Chamusca já está a viver uma das maiores festas da lezíria ribatejana, a tradicional Ascensão 2024, que se prolonga até ao próximo dia…