A obra de requalificação do Largo Ramiro Nobre e da Rua Dr. Mendes Pedroso, junto à Igreja de São Nicolau, em Santarém, foram adjudicadas à empresa Secal – Engenharia e Construções, S.A., através da assinatura do auto de consignação, na passada quinta-feira, 15 de Julho. A empreitada tem um orçamento de cerca de 400 mil euros e tem um prazo de execução de 210 dias.
“Tendo em conta que o Largo e a Rua se localizam numa zona do Centro Histórico, de relevante valor patrimonial, caracterizada por vias de perfil estreito e espaços públicos de dimensão reduzida, esta intervenção vai criar no largo Ramiro Nobre uma área de adro e fruição pública associado à Igreja, articulada com os acessos pedonais e de veículos, mantendo-se os lugares de estacionamento existentes”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Na rua Dr. Mendes Pedroso, adjacente à Igreja, a obra prevê a regularização do pavimento, com beneficiação do sistema de escoamento de águas pluviais à superfície e acomodação dos acessos de veículos ao largo e a propriedades particulares.
A autarquia adianta também que a intervenção prevê a utilização de pavimentos, modelos de mobiliário e equipamentos de iluminação pública em continuidade com os que se encontram em uso no Centro Histórico e previstos nas várias intervenções que integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Santarém (PEDU).