O restaurante “Ocean”, do austríaco Hans Neuner (duas estrelas Michelin), e o ‘chef’ Vasco Coelho dos Santos, cujo “Euskalduna” recebeu recentemente a primeira estrela, conquistaram o primeiro lugar nos prémios de gastronomia Mesa Marcada, apresentados em Lisboa.

Na 14.ª edição dos prémios Mesa Marcada, destaque para o scalabitano Rodrigo Castelo e o seu “Ó Balcão” que integra a lista dos “10 Preferidos do Mesa Marcada” e que inclui 380 restaurantes e 268 ‘chefs’.

Os promotores dos prémios destacam a entrada, para o 7.º lugar, do “Ó Balcão”, de Rodrigo Castelo (numa subida de cinco posições), enquanto o “Alma”, de Henrique Sá Pessoa (5.º), e o “The Yeatman”, de Ricardo Costa (6.º), sobem quatro lugares.

A lista foi apurada através da votação de um júri constituído por jornalistas, ‘bloggers’, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões do meio gastronómico e da restauração, num total de 235 votantes, o que, segundo a organização, “constitui uma das maiores participações de sempre”.

A lista completa dos “10 Preferidos do Mesa Marcada” é a seguinte: “Euskalduna”; “Prado” (Lisboa); “Belcanto” (duas estrelas, Lisboa); “Alma” (duas estrelas, Lisboa); “The Yeatman” (duas estrelas, Vila Nova de Gaia); “Ó Balcão” (Santarém); “Fifty Seconds” (uma estrela, Lisboa); “Cura” (uma estrela, Lisboa) e “Essencial” (Lisboa).

A entrega dos prémios voltou este ano ao formato presencial, após dois anos em versão virtual devido à pandemia de covid-19, tendo mais de 300 convidados participado na cerimónia, que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Leia também...

Detido por violência doméstica e posse ilegal de arma

A GNR deteve um homem de 67 anos na terça-feira, no Cartaxo, por violência doméstica sobre a mulher durante 20 anos e por posse…

Gala da APPACDM esgota lotação do Teatro Sá da Bandeira

A Gala anual da Associação Portuguesa para Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém realizou-se, no dia 27 de outubro, no…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão apresentou “A Bíblia em Portugal”

Frei Herculano Alves.

Tomar recebeu 2º Salão Nacional de Miniatura Automóvel

O 2º Salão Nacional de Miniatura Automóvel, que decorreu no passado fim-de-semana, na tenda do Mercado Municipal, em Tomar, foi ponto de encontro para…