Na sequência de uma reunião realizada a 11 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, e o Ministro das Infraestruturas, Miguel Luz, discutiram a necessidade urgente de intervenções nas passagens de nível do concelho de Santarém. Durante o encontro, foi reforçada a importância da modernização e segurança em várias zonas, especialmente nas passagens de nível do Vale de Santarém, Vale de Figueira, Peso e Ribeira de Santarém.

João Leite destacou que uma das principais prioridades é a construção de uma nova passagem de nível na Ribeira de Santarém, que tem vindo a ser uma preocupação devido ao elevado fluxo de trânsito e à proximidade da linha ferroviária. Além disso, foi sublinhado que em 2025 serão adjudicadas várias empreitadas para suprimir passagens de nível ou criar alternativas desniveladas, como passagens superiores, que melhorarão significativamente a segurança rodoviária.

O autarca referiu ainda que este projeto de requalificação das passagens de nível será essencial para evitar acidentes, como os que ocorreram no passado, nomeadamente na passagem de nível do Peso.

As obras fazem parte de um plano de reestruturação que visa eliminar passagens de nível perigosas e melhorar as condições de mobilidade no concelho de Santarém. O governo compromete-se a apoiar financeiramente estas intervenções, e espera-se que o processo de adjudicação esteja concluído ao longo de 2025​.

Leia também...

Município de Torres Novas adere à Hora do Planeta 2021

O Município de Torres Novas, à semelhança de anos anteriores, vai aderir à “Hora do Planeta”, iniciativa promovida internacionalmente pela WWF que consiste em…

ESAS e Biostasia doam uma tonelada de tomate a várias IPSS’s de Santarém

No âmbito de um trabalho universitário.

Feminismo no Ribatejo: Maria Veleda, desde 1898

Dos primórdios do feminismo no Ribatejo, são de salientar duas conferências proferidas pela professora Maria Veleda, ainda no tempo da monarquia. A primeira no…

Língua azul afecta nove distritos e vacinação é obrigatória para reprodutores

A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afectar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é…