O ribatejano José de Sousa foi escolhido para disputar a Premier League de dardos em 2021, segundo anunciou esta segunda-feira a Professional Darts Corporation (PDC), um dia depois de terminado o Mundial da modalidade, em Londres.

O jogador ribatejano foi eliminado pelo inglês Mervyn King na terceira ronda do Campeonato do Mundo, conquistado por Gerwyn Price, mas as boas prestações alcançadas ao longo do ano valeram-lhe um dos seis wild cards para disputar a competição organizada pela Sky Sports.

«É uma grande notícia, porque se trata de uma Liga de primeira classe, onde só jogam os dez melhores jogadores de todo o mundo. Melhor do que isto não podia acontecer. Estou nas nuvens», disse José de Sousa em declarações à agência Lusa.

A Premier League de dardos é uma competição exclusiva, na qual participam apenas os quatro primeiros classificados da Ordem de Mérito PDC, que engloba os resultados dos últimos dois anos, e seis wild cards escolhidos pela organização.

«Para além de ter sido o quinto melhor do último ano, creio que a maior influência na decisão da organização foi ter ganho o Grand Slam [em Novembro]. Isso ajudou-me bastante para ser seleccionado para a Premier League», comentou o jogador natural de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca.

Em Novembro de 2020, José de Sousa tornou-se no primeiro estreante a vencer o Grand Slam da Professional Darts Corporation (PDC), ao bater o inglês James Wade, na final, por 16-12.

Foi o melhor resultado de sempre de um jogador de dardos português no circuito profissional, a juntar aos triunfos no European Darts Grand Prix, em Outubro, e aos Players Championships de Barnsley e Dublin, em 2019.

José de Sousa, de 46 anos, natural de Vale de Cavalos, ganhou o cartão de jogador do ProTour em 2019, ano em que deixou de lado a sua profissão de carpinteiro e passou a dedicar-se a tempo inteiro aos dardos.

Os resultados obtidos ao longo do último ano valeram-lhe o quinto lugar na Ordem de Mérito do Pro Tour, com um total de 63.500 libras em prémios (cerca de 70 mil euros), de acordo com o site da Professional Darts Corporation.

Nos últimos dois anos, José de Sousa acumulou 314.250 libras (perto de 350 mil euros), que representam o 15.º lugar na Ordem de Mérito da PDC.

Leia também...

Matilde Jorge continua imparável no Santarém Ladies Open

A tenista portuguesa Matilde Jorge continua imparável. Hoje, voltou a ganhar, nos quartos-de-final do 8.º Santarém Ladies Open e já está nas meias-finais da…

U. Santarém soma segunda derrota da temporada frente ao Caldas (vídeo)

A União Desportiva de Santarém perdeu por 1-0 frente ao Caldas, em em partida da 3.ª jornada da competição, Série B da Liga 3.…

André Pereira vence prova que ligou Chaves a Sagres em 14 dias

André Pereira, de 41 anos de idade, venceu recentemente um das provas mais longas do mundo com um total de 1001 quilómetros de distância,…

Vitória Clube de Santarém já apresentou 5 escalões de futsal para 2021/22

Foi numa Nave Municipal a suspirar pelo regresso aos saudosos tempos pré-COVID que, no passado domingo, 19 de Setembro, o Vitória Clube de Santarém…