O triatleta português Ricardo Batista sagrou-se no sábado, 19 de Junho, campeão europeu de sub-23 de triatlo ‘sprint’ nos Campeonatos da Europa que decorreram em Kitzbühel, na Áustria, terminando a prova com o tempo de 32.29 minutos.

Numa final muito disputada, o atleta luso subiu ao lugar mais alto do pódio graças a uma vantagem de apenas um segundo sobre o alemão Tim Hellwig, vencedor da Bundesliga em Berlim na semana passada, e o bronze ficou para o britânico Connor Bentley.

O triatleta que representa o Clube de Natação de Torres Novas fez uma prova muito intensa e rápida na distância super sprint (500 metros de natação, quatro voltas de ciclismo que totalizaram 12km e ainda 3,1km de corrida).

Ricardo Batista saiu na 21ª posição da água, conseguindo recuperar na primeira transição para se integrar no primeiro grupo de ciclismo.

PUBLICIDADE

“Foi uma natação muito difícil, com muito contacto, mas consegui pedalar no primeiro grupo”, explicou o novo campeão europeu sub-23.

Com o primeiro grupo de ciclismo constituído por cerca de 30 atletas, o percurso pouco rolante e com muitos retornos ofereceu poucas oportunidades de ultrapassagens.

O Campeão Mundial em Juniores 2019 explica que “devido às especificidades do percurso”, que incluía muitas zonas estreitas e técnicas, e tendo em conta o grande número de triatletas no ciclismo, era difícil “escapar’ do pelotão” em que seguia.

“Na corrida dei tudo o que tinha, comecei a primeira volta deste segmento em terceiro sub-23, mas consegui recuperar na segunda volta para a primeira posição conquistando o título”, refere.

O novo campeão europeu afirma que “não podia estar mais contente com o resultado!”

Ricardo Batista, com apenas 20 anos, sagra-se assim campeão da europa sub-23, com o tempo de 00:32:29. Na segunda posição ficou o alemão Tim Helling e Connor Bentley, da Grã-Bretanha, ocupou o terceiro lugar do pódio.

PUBLICIDADE
Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Árbitro ribatejano apita jogo entre Estrela da Amadora e SL Benfica

João Bento, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, vai apitar o…

A festa dos adeptos do Sporting em Almeirim (C/FOTOS)

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional, na noite do passado…