Os atletas Ricardo Batista e Maria Tomé, pertencentes ao Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), terminaram no TOP 20 do ranking mundial de triatlo, após marcarem presença na finalíssima do Campeonato do Mundo da modalidade, que se disputou em Wollongong, na Austrália, no passado dia 19 de Outubro.
Os dois atletas terminaram o circuito mundial de triatlo de 2025, “bem posicionados no ranking mundial “, a 6 meses do início da qualificação olímpica para Los Angeles 2028, refere o clube em comunicado.
Ricardo Batista encontra-se na 12ªposição do ranking, depois de alcançar o 15ºlugar na finalíssima da Austrália. Já Maria Tomé subiu à 18ªposição, após terminar a final no 20ºlugar.
Prata e bronze no mundial de sub-23 para os irmãos Kropkó. João Nuno Batista foi 7.º
Os irmãos húngaros, Márton e Márta Kropkó, estiveram em destaque no Campeonato do Mudo de Triatlo em sub-23, que se disputou também em Wollongong, na Austrália, no passado dia 16 de Outubro.
Márton Kropkó conquistou a medalha de prata na prova masculina, enquanto a sua irmã, Márta Kropkó, alcançou a medalha de bronze no setor feminino, numa competição disputada em distância olímpica (1500m/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida).
João Nuno Batista também esteve presente no mundial de sub-23, alcançando o 7.º lugar, “condicionado pela transição entre o segmento de natação e ciclismo”, onde o atleta torrejano “perdeu algum tempo, com um problema na abertura do seu fato isotérmico”, justifica o clube.
Cassilda Carvalho no TOP 20 do mundial de juniores
Ainda em Wollongong, na Austrália, no dia 17 de Outubro, realizou-se a prova do Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores, onde a atleta do Clube de Natação de Torres Novas, Cassilda Carvalho, conquistou o 20ºlugar, numa competição que se realizou em distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida).
Os atletas tiveram enquadramento técnico por parte do treinador Paulo Antunes, que os acompanhou nesta deslocação à Austrália.
50 anos de CNTN
Paralelamente às participações dos seus atletas no mundial de triatlo, o Clube de Natação de Torres Novas comemorou o seu 50.º aniversário, no dia 18 de Outubro.
O momento foi celebrado na presença de vários fundadores do clube, como Carlos Moura (treinador fundador do clube), José Paiva (primeiro atleta campeão nacional pelo clube), José Trincão Marques (participante da primeira prova de triatlo realizada em Portugal) e Paulo Antunes (fundador da Escola de Triatlo de Torres Novas).
Durante a noite de sábado, foram revistos vários momentos da história dos 50 anos do clube, num evento que contou também com a presença de várias entidades, como Miguel Arrobas (Presidente da Federação Portuguesa de Natação), Leandro Silva (em representação da Federação de Triatlo de Portugal), Elvira Sequeira (Vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas), os representantes das duas juntas de freguesia da cidade e os vários patrocinadores e parceiros do CNTN.