No âmbito da sua intervenção na abertura da conferência “IPSS’s, Património e Comunidades” realizada na tarde de quinta-feira, dia 05, no Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira (CBESVF), Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, mostrou a sua preocupação com o património material, deixando críticas à administração central, bem como fazendo notar as dificuldades existentes nesta área.

Fruto de não termos na região uma direcção regional de cultura, estando dependentes directamente da Direcção Geral do Património e Cultura – DGPC, o mapeamento dos imóveis classificados nem sempre é feito de forma correcta e completa, deixando assim de fora possíveis candidaturas europeias para o restauro e conservação de alguns edifícios. Esta é uma das preocupações apontadas por Ricardo Gonçalves.

Para o presidente, felizmente, a parte imaterial deste património que a região tem está salvaguardada por vários motivos, deixando dois exemplos disso mesmo. O trabalho desenvolvido pelas IPSS do concelho e da região, que tendo nas suas instituições séniores e sabendo do potencial destes como “bibliotecas vivas”, desenvolvem projectos com os mesmos que visam a preservação e divulgação desse património imaterial.

Outro exemplo deixado pelo presidente é o trabalho desenvolvido pela Entidade Regional de Turismo, entre outros, com a candidatura do Fandango a património imaterial, por exemplo.

Esta conferência, organizada pelo CBESVF, inserida na edição deste ano da sua Feira do Arroz Doce e no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural que em 2018 se assinala na Europa, teve como intervenientes os responsáveis por quatro projectos relacionados com o tema do património, tanto material como imaterial.

Notícia Relacionada: FALOU-SE DE IPSS’S, PATRIMÓNIO E COMUNIDADES NO CENTRO DE BEM ESTAR SOCIAL DE VALE DE FIGUEIRA

Leia também...

Anunciado investimento de 12,1ME para trabalhos na A23, no IC10 e no IP6

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje um investimento de 12,1 milhões de euros para trabalhos de conservação e operação, durante três anos, na…

Associações empresariais de Santarém e Leiria fortalecem relação institucional

O Presidente da Direção da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria, Rui Serrano, reuniu no passado…

Primeira oficina de empreendedorismo pretende validar ideias de negócio na área da alimentação sustentável

Com o objectivo de garantir, por um lado, um fornecimento sustentável de alimentos para uma população mundial em rápido crescimento e, por outro, trabalhar…

Santarém renova protocolo com “Programa abem rede solidária do medicamento” e alarga beneficio para 500 munícipes

O sucesso da adesão ao “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, levou o Município de Santarém a renovar o protocolo, que vai permitir estender…